Sobre a Revista

A palavra “Anais”, derivada de Annales (do latim = ano) e corresponde a publicação periódica organizada anualmente.  Os primeiros registros sobre Anais fazem referência à Roma antiga, onde o pontificado exibia ao público uma tabuleta branca contendo o registro dos eventos notáveis que ocorriam durante o ano.

Logo, os Anais de Eventos Científicos configuram uma coleção de conteúdos científicos publicados no contexto de um evento - conferência, encontro, seminário, simpósio, workshop, dentre outros.

Os eventos científicos desenvolvidos pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” são espaços de reflexão intelectual designados para disseminar o saber técnico-científico sobre temas de interesse para a saúde.

A finalidade é congregar profissionais e pesquisadores nacionais e internacionais com o propósito de compartilhar experiências técnicas, evidências científicas, boas práticas gerenciais e assistenciais, inovações e tecnologias, dentre outros conteúdos intelectuais capazes de transformar a vida das pessoas.

Em atenção aos objetivos estratégicos do CEJAM, de fortalecer a produção científica nos próximos anos, a instituição disponibiliza uma página específica para contemplar informações sobre os eventos científicos e viabilizar ao público os produtos de pesquisa comunicados em seus eventos.

Acesse a página de eventos: www.cejam.org.br/eventos  

Vídeos dos eventos científicos podem ser assistidos na íntegra no canal do YouTube CEJAM Oficial: www.youtube.com/TVCEJAM

Definição de Evento Científico: atividade com objetivo de reunir especialistas e interessados em determinadas áreas do saber para discussão de temas que atendam a preocupações comuns, com vistas à atualização e ao progresso da pesquisa científica em uma área; divulgar resultados de pesquisa dos pesquisadores e colocá-la em debate com vistas à sua qualificação e validação no âmbito da comunidade científica; incentivar o desenvolvimento de campos de pesquisa ainda emergentes; promover a formação de pesquisadores por meio da interação de pesquisadores e profissionais e grupos de pesquisa com interesse na área (CAPES, 2017).

Categorias

  1. Congresso - Reunião ou encontro de pesquisadores e/ou profissionais com interesse em pesquisa acadêmica com vistas à apresentação de resultados de pesquisa em andamento, de desenvolvimentos em uma dada linha de pesquisa ou estado da arte em um dado campo ou tópico de interesse. Pode incluir várias atividades, tais como mesas-redondas, conferências, simpósios, palestras, comissões, painéis, minicursos, entre outras.
  2. Simpósio - Reunião de iniciativa de determinada comunidade científica em torno de um assunto específico com vistas a agregar resultados e considerações de modo a promover avanço no sentido de sua clarificação. Pesquisadores convidados apresentam suas considerações e/ou resultados sobre o tema, para debate amplo entre um público com interesses comuns.
  3. Seminário - Reunião de um grupo de estudos/pesquisa em torno de um tópico exposto oralmente por um ou mais dos participantes, usualmente relativo à pesquisa em andamento a ser discutida pelos participantes.
  4. Encontro - Reunião de iniciativa de determinada comunidade científica na qual pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e de graduação ou outros profissionais têm a possibilidade de apresentar seus resultados de pesquisa e relatos de experiências em determinada área ou tema para colocá-los em debate, com vistas a qualificá-los e validá-los. Nos encontros também pode haver atividades, tais como mesas-redondas, conferências, palestras, painéis, minicursos, entre outras atividades de atualização e divulgação com vistas ao avanço da área, bem como debates sobre temas relevantes, atuais e polêmicos no âmbito da área.
  5. Workshop - Reunião de pesquisadores e/ou técnicos que dão apoio à pesquisa, em torno do desenvolvimento de técnicas, metodologias ou práticas que sejam úteis à condução de pesquisa em determinado campo. O workshop pode ser conduzido por um pesquisador/profissional ou sua condução pode ser compartilhada em função de seus objetivos específicos.
  6. Colóquio - Evento de menor porte do que um encontro, com vistas a intensificar o diálogo de pesquisadores, alunos e/ou profissionais em torno de um tópico ou questão específica, de modo a promover avanço no entendimento deste ou gerar questões a serem investigadas como continuidade.
  7. Painel - Exposição de visões, abordagens relativas a um tema por um pequeno número de especialistas. Usualmente, uma das atividades programadas em congressos.
  8. Fórum - Tipo de reunião menos técnica cujo objetivo é envolver a efetiva participação de um público interessado para o tratamento de questões relevantes sobre desenvolvimento científico, ações sociais em benefício de grupos específicos ou da humanidade em geral.
  9. Conferência - Apresentação pública ou preleção sobre tema (assunto técnico, artístico, científico ou literário) de interesse de uma comunidade por parte de pesquisador/profissional/especialista com notoriedade na área em que atua.
  10. Jornada - Encontro curto (de um dia de duração), usualmente organizados por grupos de pesquisa, de âmbito regional ou local, para discutir assuntos de interesse do grupo. As conclusões podem definir linhas norteadoras para trabalho futuro.

 

CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim: São Paulo, BR
ROR: https://ror.org/0084e6430
ISNI: 0000000502780343
URL: https://cejam.org.br