Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA DE SUBMISSÃO

Art 1º. Disposições Gerais:

I. O 11° Simpósio Científico Internacional CEJAM será realizado nos dias 17 e 18 de Outubro de 2024 e tem como público-alvo:

  • Cientistas da Saúde
  • Profissionais da Saúde
  • Estudantes da Saúde
  • Parceiros do CEJAM

Tema Central: Saúde Populacional e Regionalização: experiências e reflexões para o desenvolvimento da atenção à saúde.

Ao fazer submissão do trabalho, o autor deve informar no e-pôster em qual dos 12 Eixos (E) temáticos seu trabalho está contemplado. Para tanto, leia a ementa dos dos 12 Eixos (E) contidos nos 2 Domínios (D) de configuração científica adotada pela área de Pesquisa e Inovação Aplicada (PEAP) e escolha àquele que melhor representa seu trabalho:

D1) Eixos ímpares para trabalhos sobre Gestão de Saúde Populacional

  • Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde (Ementa E1)
  • Comunicação e Marketing em Saúde (Ementa E3)
  • Liderança e Comportamento Organizacional (Ementa E5)
  • Sustentabilidade e Ética em Saúde (Ementa E7)
  • Sistemas Digitais e Dados em Saúde (Ementa E9)
  • Qualidade, Processos e Governança em Saúde (Ementa E11)

D2) Eixos pares para trabalhos sobre Assistência de Saúde Populacional

II. Somente serão apreciados os trabalhos na modalidade "e-pôster" e que estiverem de acordo com as regras de submissão de trabalhos dispostas neste regulamento.

III. Um dos autores deverá assumir a posição de relator (primeiro ou último autores do trabalho), que terá a responsabilidade de:

  • Ler as diretrizes para autores;
  • Fazer a submissão do trabalho exclusivamente na modalidade e-pôster;
  • Fazer a comunicação com a equipe editorial;
  • Realizar, junto aos demais autores, as eventuais correções solicitadas;

IV. Um mesmo autor poderá estar inscrito em, no máximo, três (3) Trabalhos Científicos, independente da posição de autoria (1o., 2o. …., último autor);

V. O número de autores por trabalho é limitado a oito (08), incluído o primeiro autor.

VI. sequência nominal dos autores no trabalho, deverá ser baseada nos quatro (4) critérios de contribuição intelectualreconhecidos pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e aceitos pela comunidade científica mundial, a saber:

  1. Contribuições substanciais para a concepção ou desenho da obra; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho; e
  2. Redigir o trabalho ou revisá-lo criticamente para conteúdo intelectual importante; e
  3. Aprovação final da versão a ser publicada; e
  4. Acordo em ser responsável por todos os aspectos do trabalho para garantir que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam investigadas e resolvidas adequadamente.

VII. Serão aceitos trabalhos científicos em formato e-pôster nas modalidades abaixo elencadas:

  • Pesquisa Original (concluída ou com resultados preliminares, sejam estudos observacionais, ensaios clínicos, ou outros);
  • Revisão de Literatura;
  • Relato de Caso;
  • Relato de Experiência Exitosa;

VIII. Os trabalhos científicos que envolvem seres humanos deverão seguir os preceitos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos designados pela CONEP - Conselho Nacional de Ética em Pesquisa http://conselho.saude.gov.br/normativas-conep?view=default. Para os trabalhos que se aplicam, as informações sobre tramitação de pesquisa com seres humanos podem ser acessadas pela página do Comitê de Ética em Pesquisa do CEJAM (CEP-CEJAM) https://cejam.org.br/o-cejam/comite-de-etica-em-pesquisa;

IX. Política de Acesso Aberto - os trabalhos que vierem ser aprovados poderão ser publicados (e-pôster) na página de “Anais de Eventos Científicos CEJAM”. O CEJAM entende que a democratização do conhecimento transforma a vida das pessoas e, portanto, adota a cultura da ciência aberta(open access), permitindo a qualquer pessoa ler, fazer download, copiar e disseminar o conteúdo científico publicado de modo gratuito para propósitos educacionais, técnicos e científicos, desde que citada a fonte e a autoria seja atribuída. Os autores que realizarem a submissão de trabalhos, ratificam automaticamente a política de open access.

X. Fica resguardado o direito ao CEJAM de publicar os trabalhos em seu site (homepage), jornal, TV CEJAM e outras mídias, assim como fotos e vídeos de seus autores, para fins exclusivamente de divulgação dos eventos científicos, não cabendo ônus financeiro e/ou trabalhista por parte do CEJAM aos potenciais profissionais referidos.  A realização de inscrição no evento e submissão de trabalhos, pelos autores/relatores, ratifica automaticamente este direito ao CEJAM. 

XI. Caso alguma publicação (e-pôster) conte com imagem fotográfica de pessoas, é necessário o envio do "Termo de Autorização de uso de Imagem e Voz" preenchido e assinado de todas as pessoas que aparecerem na imagem e, enviados na submissão junto com o e-pôster;

Art 2º. Os trabalhos científicos inscritos deverão ser compatíveis com o tema central do evento e seus 12 eixos temáticos

Art 3º. Os trabalhos científicos deverão ser redigidos exclusivamente na modalidade "e-pôster", seguindo os padrões de configuração e estrutura descrito adiante, cujos modelos também estão disponibilizados pelo organizador do evento.

CONFIGURAÇÃO E ESTRUTURA DO e-PÔSTER

Art 4º. O e-pôster deverá ser confeccionado em arquivo Powerpoint na configuração predefinida para o evento:

Art 5º. O e-pôster poderá conter basicamente:

I. Título: máximo de 16 palavras, somente no idioma do e-pôster, em negrito, utilizando caixa alta (letra maiúscula). No título não devem ser usadas abreviaturas, siglas ou a localização geográfica do trabalho. O título é a parte mais lida e divulgada de um texto e tem como objetivo informar o conteúdo do trabalho. Deve ser claro, exato, explicativo e atraente. Não usar siglas ou abreviaturas;

II. Eixo Temático: Escolher um dos 12 Eixos temáticos do evento disposto no inciso “I” do Art. 1º desta diretriz.

III. Autores: Nome completo dos autores, separados por ponto e vírgula (;). A sequência dos autores deve obedecer aos critérios de autoria do inciso “VI” do Art 1º;

IV. Afiliação: Instituição, Unidade de Saúde, Município, País. Profissionais do CEJAM, por exemplo, podem usar o seguinte modelo de afiliação: "Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), [inserir nome da unidade de saúde ou departamento], [inserir município], Brasil";

V. Introdução: Apresentar uma breve justificativa para realização do trabalho: explicar a importância do estudo e motivos que levaram a sua realização (estado da arte / justificativa), não usar siglas ou abreviaturas;

VI. Objetivo: Sua função é estabelecer a questão principal e as hipóteses a serem testadas, se houverem. Usar verbo no infinitivo. Exemplos: Analisar, Relatar, Descrever, Caracterizar, Avaliar, Apreciar, Comparar, Compreender, Conhecer, Demonstrar, Desenvolver, Anotar, Determinar, Identificar, Listar, Relacionar, Enunciar, Formular, Sintetizar…;

VII. Método: Informar o tipo de estudo e fazer uma breve descrição dos procedimentos de pesquisa utilizados. Esta seção poderá ser apresentada por modelo esquemático e figuras contendo as etapas do método, conforme criatividade visual do(s) autor(es). Caso exista fotografia de pessoas no e-pôster, o(s) autor(es) deve(m) solicitar à(s) pessoa(s) da foto a assinatura do "Termo de Autorização de uso de Imagem e Voz" e, informar no método que isto foi feito;

VIII. Resultados: Apresentação dos resultados mais relevantes. A apresentação desta seção pode ser feita com tabelas, quadros, gráficos e figuras ou imagens fotográficas. As imagens fotográficas que contiverem identificação facial de pessoas só podem ser inseridas se o(s) autor(es) tiverem de posse do "Termo de Autorização de uso de Imagem e Voz". Limitar ao máximo de 3 (três) o número de tabelas / figuras no (e-)poster;

XI. Conclusão: Deve ser direta e concisa para responder aos objetivos;

X. Referências (opcional): Deve-se evitar referências em conteúdos visuais, entretanto, quando se tratar de referencial teórico ou metodológico, restringir ao mínimo de três (3) e máximo de cinco (5) referências principais, no modelo Vancouver (Pampolha CS, Meneses AS, Ramalho A. Revitalizando a Atenção Primária à Saúde: a implantação do concierge para a experiência centrada no paciente. Rev. Tec. Cient. CEJAM. 2023;2:e202320018. DOI: https://doi.org/10.59229/2764-9806.RTCC.e202320018.). Outros exemplos podem ser verificados em https://bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html ou https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html.

PROCESSO DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Art 6º. Os Trabalhos deverão ser editados e enviados em Power Point conforme instruções:

  • Fazer o download do Modelo de e-pôster disponível em arquivo Power Point editável;
  • Confeccionar o trabalho usando o modelo disponível;
  • Salvar o arquivo para enviar na submissão.

Art 7º. Disponibilizamos um passo a passo para fazer a submissão dos trabalhos.

A submissão dos trabalhos e-pôsteres será feita na página dos “Anais de Eventos Científicos CEJAM”. Para tanto, o relator (autor) deverá:

  1. Início, clicar nas caixinhas de marcação (check box) e checar todas. O preenchimento do campo de texto "Comentários para o editor" é opicional;
  2. Transferência do manuscrito, fazer upload do arquivo e-pôster em Power Point e, também, fazer upload, se houver, de documentos pertinentes à Ética em Pesquisa como, por exemplo, "Termo de Autorização de uso de Imagem e Voz", Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, etc;
  3.  Inserir metadados, realizar o que segue: campo "Prefixo"- deixar em branco, campo "Título"- inserir o título do trabalho, campo "Subtítulo"- inserir o eixo temático do seu trabalho, campo "Resumo"- inserir o resumo descritivo completo do seu trabalho sem imagens nem tabelas. Se houver coautores, incluir todos os Coautores clicando no botão "Incluir Coautor";
  4. Confirmação, clique no botão "Finalizar Submissão".

Art 8º. Prazos de submissão de trabalhos:

  • Início: 00:00 horas do dia 02/04/2024;
  • Término: 23:59 horas do dia 15/07/2024*.

*Parágrafo Único: Não está previsto qualquer prorrogação no prazo.

Art 9º. Cada submissão receberá uma codificação de inscrição, atribuída pelo sistema Open Journal Systems (OJS) quando de sua recepção.

Parágrafo primeiro: Aos autores que assim desejarem, será disponibilizado a oportunidade de solicitar apoio científico aos tutores da área de Pesquisa e Inovação Aplicada para tirar dúvidas sobre a confecção do e-pôster. Os tutores poderão auxiliar os autores, desde que a solicitação seja feita previamente e em tempo suficiente para interação antes da data limite para submissão dos e-pôsteres.

Parágrafo segundo: Aos autores que não solicitarem o descrito no parágrafo primeiro deste artigo, terão seus trabalhos publicados de acordo com o documento submetido, sendo que, a tutoria não é obrigatória para a publicação dos trabalhos.

ACEITE E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

Art 10º. Critérios de aceite e publicação do conteúdo dos e-pôsteres:

  • Pertinência com o tema do evento;
  • Clareza do conteúdo e utilização correta da linguagem escrita;
  • Objetivo(s) preciso(s) e claro(s);
  • Metodologia utilizada de forma correta e coerente com os objetivos propostos;
  • Resultados claramente apresentados e coerentes com os objetivos;
  • Conclusões fundamentadas nos resultados e apresentação das implicações relevantes para a prática do tema do evento;

Parágrafo primeiro: Caso a Área de Pesquisa e Inovação Aplicada junto aos editores identifiquem algum trabalho com potencial para artigo científico, será oferecido aos autores a oportunidade de ampliação do conteúdo para formato de artigo científico e submissão na Revista Técnico-Científica CEJAM, tendo os autores, realizado previamente os ajustes para as diretrizes da revista.

Parágrafo segundo: Caso a Área de Pesquisa e Inovação Aplicada junto aos editores identifiquem algum trabalho deste evento que venha a ser publicado na Revista Técnico-Científica CEJAM e que tenha potencial para participar do  Prêmio Dr. João Amorim de Pesquisa e Inovação Aplicada, esta poderá sugerir sua indicação segundo as diretrizes do regulamento do Prêmio Dr. João Amorim e suas atualizações (RIN.INST.CEGISS.PEAP.002) .

Art 11º. Serão recusados os trabalhos enviados fora do prazo definido nesta diretriz, sem direito a recurso.

Art 12º. Serão rejeitados os trabalhos que se desviarem das diretrizes para autores aqui dispostas ou que se desviarem da política de ética e integridade na pesquisa reconhecidas pela comunidade científica nacional e internacional, especialmente as pesquisas envolvendo seres humanos.

Art 13º. Todos os e-pôsteres aceitos poderão ser visualizados online na página dos Anais de Eventos Científicos CEJAM. O QR Code(s) de acesso aos e-pôsteres poderá ser disponibilizado ao público do evento.

PROCESSO DE SELEÇÃO DE TRABALHOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL

Art 14º. Todos os trabalhos aceitos serão avaliados e considerados para possível comunicação oral no evento, desde que, cumpram integralmente os requisitos normativos desta diretriz para autores.

Parágrafo Único: mesmo sendo contemplado com comunicação oral, o trabalho também será publicado no modelo e-pôster e constará nos Anais do evento.

Art 15º. Os trabalhos selecionados pela Comissão Científica do Evento para a modalidade “Comunicação Oral” serão apresentados em salas temáticas para discussão e alguns também serão selecionados para apresentação no palco do evento.

Art 16º. A comunicação oral em sala temática ou palco será informado aos autores após avaliação da Comissão Científica.

Art 17º. Serão distribuídos de acordo com o Eixo Temático dos Trabalhos, contabilizando 5 a 6 comunicações orais com discussão entre os participantes, por sala. Os trabalhos a serem comunicados no palco contabilizarão 6 por período (2 de cada eixo temático).

Art 18º. Caso haja impossibilidade de comparecimento dos autores para comunicação oral na data e horário pré-estabelecidos pela comissão organizadora do evento, a comissão científica escolherá trabalho substituto entre os selecionados.

Art 19º. O(s) autor(es) cujo trabalho for selecionado para comunicação oral, receberá(ão) comunicado com um template (modelo) de apresentação em formato Power Point e editável, para que confeccione(m) seu texto de apresentação. O tempo para apresentação oral é de, aproximadamente, 10 minutos.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art 20º. Dúvidas ou informações sobre essas diretrizes, ou sobre alguma informação omissa, deverão ser esclarecidas por meio do endereço eletrônico: pesquisa.inovacao@cejam.org.br, em nome da Comissão Científica, explicitando no campo assunto: “Questões sobre as Diretrizes do 11° Simpósio Científico Internaciona CEJAM”.

Art 21º. O evento e os Anais do evento com o trabalhos são editados e mantidos pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), com ID na Research Organization Registry - ROR: https://ror.org/0084e6430.

 

São Paulo, 11 de Março de 2024.


Área de Pesquisa e Inovação Aplicada

Comissão Científica
11° Simpósio Científico Internacional CEJAM

Anais

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