SALA DE PAPANICOLAOU HUMANIZADA

Autores

  • Helena Penha de Souza; Luciana Aparecida Oliveira Carvalho UBS PARQUE ENGENHO II

Palavras-chave:

Papanicolaou, Mulheres, câncer, Adesão, Humanização da Assistência

Resumo

Introdução: De acordo com a literatura, o exame de papanicolaou é a estratégia mais importante para identificar lesões que são precursoras do câncer, sendo ainda importante método secundário para identificação do papilomavírus humano, reduzindo a mortalidade por câncer de colo de útero.

Embora a Atenção Primária à Saúde ofereça recursos para realizar a prevenção do câncer de colo uterino, um número expressivo de mulheres, não aderem à prática. A baixa adesão está relacionada com questões culturais que favorecem o desconforto no exame, provocando agravos a saúde e impactando diretamente nos indicadores de saúde do Município de São Paulo.

Dessa forma, realizar coleta de papanicolaou em sala mais humanizada, oferecendo maior conforto, com música ambiente, fragrâncias e decoração diferenciada, assim como um tempo maior de atendimento, foi a proposta realizada pelos Líderes da Humanização da UBS Parque Engenho, trazendo resultados favoráveis desde seu início.

Objetivo: Demonstrar resultado alcançado de coleta de papanicolaou, à partir da abertura da sala de Papanicolaou Humanizado.

Método: Este trabalho se trata de um relato de experiência exitosa, avaliando as coletas realizadas por mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, através da média mensal de coleta de papanicolaou no ano de 2022, em relação as coletas realizadas em 2023 a partir da implantação da sala de papanicolaou humanizado, duas vezes ao mês, com um tempo maior de atendimento, com fragrâncias aromáticas, som ambiente e coleta agendada, mantendo ainda a sala de livre coleta em pleno funcionamento, durante todo o período de funcionamento da unidade.

Resultados: No ano de 2022 a média mensal de exames de Papanicolaou realizadas na unidade, foi de 153 coletas na faixa etária de 25 a 64 anos, sendo que, para os indicadores do município, eram esperadas 191 coletas/mês. A partir da Implantação da Sala de coleta Humanizada, nos três primeiros meses do ano de 2023, a média mensal de coletas é de 198 exames, para uma meta mensal de 192 coletas/mês.

Discussão: A baixa adesão ao exame de rastreamento do câncer de colo do útero, ocorre pela demora no atendimento, visto que na mesma sala também acontece a realização de testes rápidos das Infecções sexualmente transmissíveis, e teste rápido de gravidez com abertura de pré-natal, aumentando o tempo de espera. Culturalmente o exame de Papanicolaou é tido como constrangedor e motivo de tensão na mulher. Com uma sala especialmente preparada para a coleta, os exames são previamente agendados, evitando longa espera para mulher, com tempo hábil para sanar as dúvidas que possam surgir. O visual acolhedor da decoração da sala, a fragrância preparada para trazer boas lembranças e música que provocam relaxamento, a percepção da coleta passa a não ter uma conotação ruim, lembrando de momentos tranquilos e importante para a saúde.

Conclusão: Humanizar é saber acolher, transformando memórias ruins, em momentos prazerosos, trazendo um cuidado à saúde mais reconfortante, diminuindo a incidência de câncer de colo de útero, tornando a mulher a autora principal de seus cuidados, impedindo que experiências ruins adiem o cuidado necessário a sua saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Helena Penha de Souza; Luciana Aparecida Oliveira Carvalho. (2023). SALA DE PAPANICOLAOU HUMANIZADA. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/113