GRATUIDADE QUE ACOLHE

OFICINA NO GRUPO DE GESTANTES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Autores

  • Fernanda Cristina Felicaino CEJAM

Resumo

A Unidade Básica de Saúde como coordenadora e ordenadora do cuidado, acaba por acompanhar o usuário em seus diferentes ciclos de vida, sendo um deles o ciclo gravídico-puerperal, onde sabemos sobre os diversos significados segundo a particularidade de cada gestante e seus familiares, bem como suas vulnerabilidades e o surgimento de várias dúvidas sobre a gestação, parto e cuidados com o recém-nascido. Logo, o grupo de gestantes é fundamental para a promoção a saúde do binômio mãe e filho.

São promovidos encontros, onde no primeiro trimestres trabalho os temas ligados ao direitos e deveres das gestantes, alimentação saudável, cosmiatria e saúde bucal. No segundo trimestre o foco é amamentação e desafios da gestação. No terceiro trimestre, plano de parto, vias de parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido.

A realização de oficinas como forma de construção de conhecimento, trocas de experiências, expressão dos sentimentos, promovendo o conhecimento através da reflexão individual e coletiva.

O grupo mostrou ser eficaz no preparo das mães e seus familiares para a maternidade e principalmente na compreensão de que estar presente na vida de seus filhos desde o período intrauterino é gratuito,

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Felicaino, F. C. (2023). GRATUIDADE QUE ACOLHE: OFICINA NO GRUPO DE GESTANTES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/224