SEGURANÇA DO PACIENTE COM ÊNFASE NA IMPORTÂNCIA DO RASTREAMENTO DO COLÍRIO OFTALMOLÓGICO PARA PROCEDIMENTOS DE DILATAÇÃO.

Meta 3 – Segurança no uso de Medicamentos

Autores

  • tereza carol santos HOSPITAL DIA CAMPO JARDIM LIMPO PIRAJUSSARA

Resumo

A segurança do paciente pode ser definida segundo a OMS como “a redução do risco de danos desnecessários relacionados com os cuidados de saúde, para um mínimo aceitável”. Ou seja, eventos ou circunstâncias que poderiam ter resultado, ou resultaram, em dano desnecessário ao paciente. A principal preocupação é preservar o bem-estar dos pacientes e evitar riscos no período em que receberão os cuidados necessários. A garantia da segurança no uso de medicamentos tem início no processo de prescrição, tendo sua continuidade na dispensação, seguida pelo preparo e administração do medicamento ao paciente. Os medicamentos utilizados pela oftalmologia são para procedimentos oftalmológicos midriáticos, ou seja, dilatadores da pupila podendo ocasionar em alguns pacientes distúrbios oculares como baixa acuidade visual, fotofobia, dor nos olhos, visão turva e hiperemia ocular sinais que pode ser confundido por processo alérgico devido ao uso da medicação. Afim de prevenir possível erro e melhorar a rastreabilidade dos pacientes que realizam instilação ocular foi desenvolvido uma planilha de rastreamento do paciente e orientação da equipe de enfermagem quanto o preenchimento das informações corretasque ajuda a rastrear todos os pacientes de forma eficaz , evitando assim a perda da rastreabilidade da medicação e do paciente. Realizada orientação da equipe de enfermagem que compõe a escala da sala de triagem oftalmológica, sensibilizados também sobre a importância da realização do procedimento ,mediante a prescrição medica contendo a posologia da medicação tópica e assegurando o registro das informações colhidas. Os medicamentos utilizados pela oftalmologia são para procedimentos oftalmológicos midriáticos, ou seja, dilatadores da pupila podendo ocasionar em alguns pacientes distúrbios oculares como baixa acuidade visual, fotofobia, dor nos olhos, visão turva e hiperemia ocular sinais que pode ser confundido por processo alérgico devido ao uso da medicação. Afim de prevenir possível erro e melhorar a rastreabilidade dos pacientes que realizam instilação ocular foi desenvolvido uma planilha de rastreamento do paciente e orientação da equipe de enfermagem quanto o preenchimento das informações corretasque ajuda a rastrear todos os pacientes de forma eficaz , evitando assim a perda da rastreabilidade da medicação e do paciente. Realizada orientação da equipe de enfermagem que compõe a escala da sala de triagem oftalmológica, sensibilizados também sobre a importância da realização do procedimento ,mediante a prescrição medica contendo a posologia da medicação tópica e assegurando o registro das informações colhidas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

santos, tereza carol. (2023). SEGURANÇA DO PACIENTE COM ÊNFASE NA IMPORTÂNCIA DO RASTREAMENTO DO COLÍRIO OFTALMOLÓGICO PARA PROCEDIMENTOS DE DILATAÇÃO.: Meta 3 – Segurança no uso de Medicamentos. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/423