SEGURANÇA NA DEGLUTIÇÃO – QUALIDADE E ASSISTÊNCIA SEGURA EM DISFAGIA NEONATAL

Meta 4 – Cirurgia Segura ou Procedimentos Seguros

Autores

  • Verônica Feitosa Takemoto Cejam

Palavras-chave:

Deglutição segura, intervenção fonoaudiológica

Resumo

Recém-nascidos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal podem apresentar risco de disfagia, apresentando fragilidade na segurança, podendo comprometer a saúde pulmonar e qualidade de vida, além de contribuir para aumento do tempo de internação e eventos adversos.  A disfagia, assim como a broncoaspiração, também está relacionada à condição clínica do paciente. Outro fator muito importante no cuidado e segurança do paciente disfágico é a liberação e o treino para a introdução da dieta por via oral de forma segura, pois quando administrada de forma inadequada pode ocasionar risco para a sobrevivência.

Com a assistência fonoaudiológica diária, atuando de forma interdisciplinar para a promoção, proteção e segurança alimentar, seguindo protocolos assistenciais e qualificação, tem sido observado ausência de broncoaspiração e escolha assertiva na via de alimentação dos bebês disfágicos na unidades neonatais, fortalecimento no aleitamento materno exclusivo e alta hospitalar segura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Feitosa Takemoto, V. (2023). SEGURANÇA NA DEGLUTIÇÃO – QUALIDADE E ASSISTÊNCIA SEGURA EM DISFAGIA NEONATAL: Meta 4 – Cirurgia Segura ou Procedimentos Seguros. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/488