ALIMENTO: RITUAL, AFETO E SABER LIGADO À ANCESTRALIDADE

Saúde Nutricional e Metabólica

Autores

  • Brunna Esteves CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, UBS Jardim Valquíria, São Paulo – Brasil.
  • Mariana Arruda CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, UBS Jardim Valquíria, São Paulo – Brasil.

Palavras-chave:

nutrição, ancestralidade, acolhimento, saúde populacional

Resumo

A alimentação é mais do que ingestão de nutrientes, ela está relacionada com as características do modo de comer e as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Com isso, entende-se que o ato de se alimentar não está relacionado somente à sobrevivência, mas também a um ato coletivo e cultural com sentidos profundos de cada população. Amparados pela tese de DOUGLAS (2001, p.204), onde afirma que as escolhas alimentares advém de fatores culturais e sociais de uma população, foi elaborada uma ação na UBS Jardim Valquíria, na semana do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, onde ressaltou-se a importância da ancestralidade, de resgatar hábitos alimentares e culturais, da luta dos movimentos negros e ações para combater o racismo.

Promover a formação de hábitos alimentares saudáveis resgatando a ancestralidade e as recomendações do Guia Alimentar para a população brasileira, demonstrar elementos culturais trazidos pelos povos negros e conscientizar a população quanto a importância do Dia da Consciência Negra e do enfrentamento ao racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Esteves, B., & Arruda, M. (2024). ALIMENTO: RITUAL, AFETO E SABER LIGADO À ANCESTRALIDADE: Saúde Nutricional e Metabólica. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/552

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>