ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM PACIENTE COM DOR CRÔNICA NO CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO
Resumo
Introdução: A alta prevalência de dor é um problema de saúde pública, visto que sua elevada incidência acarreta altas despesas ao sistema. A dor leva os indivíduos á pratica da automedicação.
Objetivo: identificar o perfil dos pacientes com dor crônica, o padrão de uso de medicamentos, e promover o uso racional dos fármacos.
Método: estudo de caso descritivo, técnica de entrevista semi-estruturada quantitativa para coleta de dados. Critérios para atendimento farmacêutico: foram selecionados 35 pacientes entre setembro a novembro de 2022, pertencentes ao protocolo de dor crônica em um CER IV M´Boi Mirim, no município de São Paulo /SP.
Resultados: O público mais acometido foi às mulheres, (74%) realizavam uso de medicamentos para tratar a dor crônica.
Discussão: os pacientes no CER IV com a condição de dor crônica foram dentre a faixa etária entre 41 a 70 anos, uma média de 56 anos de idade. Este resultado ficou compatível com o estudo sobre atenção farmacêutica na dor crônica.
No CER IV, 26% dos pacientes realizaram a pratica da automedicação. A dipirona foi o medicamento mais consumido, o resultado foi condizente com o estudo sobre automedicação no Brasil.
O uso irracional de anagélsicos e anti inflamatórios é uma das principais causas de intoxicação medicamentosa, sendo de suma importância a atuação do farmacêutico.
As intervenções realizadas pela farmacêutica no CER IV foram: conscientização sobre os perigos da automedicação, os potenciais riscos das interações medicamentosas, uso correto dos medicamentos.
Após intervenção farmacêutica: dos 74% que realizavam uso de medicação para alívio da dor, apenas (37%) dos usuários, necessitaram continuar com uso de medicamentos.
Conclusão: É frequente o uso de medicamentos para analgesia em pacientes com dor crônica. O que muitas vezes, ocasiona a automedicação. Sendo de suma importância a orientação sobre o uso racional dos medicamentos pelo farmacêutico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.