ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM PACIENTE COM DOR CRÔNICA NO CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO

Autores

  • Katiuce Silva de Aguilar CEJAM

Resumo

Introdução: A alta prevalência de dor é um problema de saúde pública, visto que sua elevada incidência acarreta altas despesas ao sistema. A dor leva os indivíduos á pratica da automedicação.

Objetivo: identificar o perfil dos pacientes com dor crônica, o padrão de uso de medicamentos, e promover o uso racional dos fármacos.

Método: estudo de caso descritivo, técnica de entrevista semi-estruturada quantitativa para coleta de dados. Critérios para atendimento farmacêutico: foram selecionados 35 pacientes entre setembro a novembro de 2022, pertencentes ao protocolo de dor crônica em um CER IV M´Boi Mirim, no município de São Paulo /SP.

Resultados: O público mais acometido foi às mulheres, (74%) realizavam uso de medicamentos para tratar a dor crônica.

Discussão: os pacientes no CER IV com a condição de dor crônica foram dentre a faixa etária entre 41 a 70 anos, uma média de 56 anos de idade. Este resultado ficou compatível com o estudo sobre atenção farmacêutica na dor crônica.

No CER IV, 26% dos pacientes realizaram a pratica da automedicação. A dipirona foi o medicamento mais consumido, o resultado foi condizente com o estudo sobre automedicação no Brasil.

O uso irracional de anagélsicos e anti inflamatórios é uma das principais causas de intoxicação medicamentosa, sendo de suma importância a atuação do farmacêutico.

As intervenções realizadas pela farmacêutica no CER IV foram: conscientização sobre os perigos da automedicação, os potenciais riscos das interações medicamentosas, uso correto dos medicamentos.

Após intervenção farmacêutica: dos 74% que realizavam uso de medicação para alívio da dor, apenas (37%) dos usuários, necessitaram continuar com uso de medicamentos.

Conclusão: É frequente o uso de medicamentos para analgesia em pacientes com dor crônica. O que muitas vezes, ocasiona a automedicação. Sendo de suma importância a orientação sobre o uso racional dos medicamentos pelo farmacêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Silva de Aguilar, K. (2023). ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM PACIENTE COM DOR CRÔNICA NO CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/66