A EVOLUÇÃO NA LINHA DE CUIDADOS DE FERIDAS NO TRATAMENTO COM BOTA UNNA

Autores

  • Ana Lucia da Graça Rodrigues CEJAM

Resumo

Introdução: Nossa história se inicia na Unidade Clínica Ambulatorial – ÚNICA, pertencente ao Município de Mogi das Cruzes, no distrito de Jundiapeba. Trata-se de um serviço de Especialidades, referenciado pela equipe interdisciplinar que conta com profissionais distintos que se encontram unidos com objetivo de trabalhar a adesão ao tratamento através do acolhimento, onde as relações de confiança são fundamentais para o resgate da humanização dos cuidados recíprocos,  essa retroalimentação motiva a sensibilização dos atores sociais envolvidos no processos assistenciais. O  trabalho em equipe embasado pela  a tríade do cuidado: cliente, família e comunidade;  como premissa das linhas de cuidados integrais oferecidas a população. 

Objetivo: Humanizar a assistência dos cuidados  como estratégia de Acolhimento e adesão ao tratamento. Acompanhar a evolução na linha de cuidados de feridas vasculares no tratamento com bota de Unna. 

Resultados: Considerando os progressos atribuídos as intervenções realizadas operacionalmente, não podemos esquecer que trabalhar a adesão através do Acolhimento, estreita as relações de confiança, visando a qualidade da assistência como um todo, de forma coesa e livre de fragmentações. O olhar do cuidar integralizado permite consolidar um compêndio de aspectos físicos, químicos e psicossocial.
As intervenções tornaram possível observar a cicatrização total da lesão, através do tratamento aplicado com a bandagem Bota de Unna. Relato do paciente onde foi descrito o agradecimento sobre o acolhimento da equipe de enfermagem e do médico vascular, hoje com melhora da autoestima, voltou a caminhar com mais segurança e realizar fisioterapia motora, melhora na qualidade de vida.
Metodo: Paciente, A. C. A. , 67 anos,  hipertenso, diabético, estabilizados com terapêutica medicamentosa. Foi admitido em novembro/2021 nessa unidade com três lesões em membro inferior direito que mantinha há 6 anos aproximadamente: a primeira lesão foi identificada na região do maléolo lateral com 5,5 cm verticalmente e horizontalmente 2 cm sem profundidade significativa, no estágio II , cicatrizada em janeiro/2022.  A segunda lesão na região do maléolo anterior  com 8 cm verticalmente e horizontalmente 8cm sem profundidade significativa, no estágio III, saída de exsudato seroso em média quantidade, cicatrizada em março/2022. A terceira lesão localizada na região posterior do tornozelo, medindo 2cm verticalmente e horizontalmente 3cm sem profundidade significativa, no estágio II, cicatrizada em janeiro/2022. Desde o início foram observados as características das lesões que foram intensificadas com o uso da  bota de Unna com abrangência presente do tecido de epitelização e granulação, sem sinais de infecção, necrose, edema e  odor. A bota de Unna é composta por óxido de zinco, Goma Acácia,Glicerina, Óleo de Rícino e Água deionizada.
Consiste em uma bandagem que pode  ser mantida por até 7 dias. Com propriedades terapêuticas que  exerce força de compressão no membro acometido, aumenta o fluxo venoso nos membros inferiores, promove fibrinólise e aumenta a pressão intersticial local. Mantém o leito da ferida  úmido necessário à cicatrização.

 

Conclusão: Durante a construção desse relato de experiência tivemos a oportunidade de perceber o quanto é fundamental o trabalho em equipe, a continuidade da assistência prestada com qualidade e empatia, humanizada. Embasada nas competências e na segurança do paciente.
Foi entregue ao paciente um certificado de conclusão do tratamento com a Bota de Unna devido a cicatrização total das lesões, paciente realizou carta de próprio punho agradecendo o serviço prestado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-30

Como Citar

Ana Lucia da Graça Rodrigues. (2023). A EVOLUÇÃO NA LINHA DE CUIDADOS DE FERIDAS NO TRATAMENTO COM BOTA UNNA . Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/72