A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO SOCIAL EM PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ALIMENTAR: UM ESTUDO DE CASO
Sustentabilidade e Ética em Saúde
Resumo
Introdução:
A provisão de alimentos, garantida por programas de assistência alimentar, como o Viva Leite, é essencial para combater a desnutrição e a insegurança alimentar, mas sozinha não é suficiente para abordar as múltiplas dimensões da vulnerabilidade social das famílias. Realizando atendimento Social e psicológico às famílias é possível identificar demandas importantes para superação de desafios voltados às questões sociais.
Objetivo:
Explorar como a combinação da provisão de alimentos com suporte social e psicológico pode não apenas melhorar a segurança alimentar, mas também abordar as diversas dimensões da vulnerabilidade social enfrentadas pelas famílias beneficiárias de programas de assistência alimentar.
Método:
Estudo de caso baseado no caso da Sra. Lúcia, que estava vivendo em situação de extremo risco, pois seu neto faz uso de substâncias psicoativas e possui questões ligadas à saúde mental e não adere ao tratamento do CAISM. Ele frequentemente invadia sua casa em busca de comida e dinheiro, causando grande nervosismo à Sra. Lucia.
Conclusão:
A experiência do CEJAM na Baixada do Glicério exemplifica vividamente como o acompanhamento social é fundamental para o sucesso de iniciativas como o programa Viva Leite. Ao oferecer atendimento personalizado, pudemos identificar a situação de vulnerabilidade enfrentada pela Sra. Lucia e encaminhá-la aos serviços apropriados, onde foi iniciado um acompanhamento tanto dela quanto de sua família. Isso não apenas vem melhorando sua qualidade de vida, mas também vem fortalecendo os laços comunitários e demonstra o impacto positivo de intervenções sociais bem planejadas e executadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.