FLUXO PARA REDUÇÃO NO TEMPO DE PERMANÊNCIA DO PACIENTE NA UNIDADE

Qualidade, Processos e Governança em Saúde

Autores

  • Mirella Santana Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), AMA Especialidades Capão Redondo, São Paulo, Brasil
  • Luana Cristina Martins Dourado Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), AMA Especialidades Capão Redondo, São Paulo, Brasil
  • Naiara dos Santos Silva Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), AMA Especialidades Capão Redondo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

tempo de permanência, acesso, urgência e emergência

Resumo

Visando melhorar a jornada do paciente em nosso serviço, foi desenvolvido um novo fluxo utilizando  ferramenta de comunicação que acompanha as etapas dentro da unidade. Com isso foi possível reduzir o tempo de permanência do usuário, otimizando sua estada.

Foi elaborada planilha via Google Drive onde são sinalizados os exames necessários e o tempo de retorno de cada paciente. Ao término da consulta, ele ou seu acompanhante apresentam o pedido de exame à equipe administrativa que agenda ou insere em fila de espera conforme disponibilidade.

O paciente é imediatamente liberado e orientado a aguardar nosso contato informando-o sobre seu agendamento.

Contabilizamos uma redução no tempo de permanência do usuário na unidade de 56,21% ao longo da implantação e execução do novo fluxo.

A revisão constante de fluxos e o acompanhamento de indicadores de atendimento são fundamentais para que otimizações como a apresentada sejam possíveis, beneficiando a jornada do paciente na unidade. Evidenciamos uma redução na pressão da demanda na recepção, diminuindo o gargalo de agendamentos.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Santana, M., Martins Dourado, L. C., & dos Santos Silva, N. (2024). FLUXO PARA REDUÇÃO NO TEMPO DE PERMANÊNCIA DO PACIENTE NA UNIDADE: Qualidade, Processos e Governança em Saúde. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/894