FLUXO PARA REDUÇÃO NO TEMPO DE PERMANÊNCIA DO PACIENTE NA UNIDADE
Qualidade, Processos e Governança em Saúde
Palavras-chave:
tempo de permanência, acesso, urgência e emergênciaResumo
Visando melhorar a jornada do paciente em nosso serviço, foi desenvolvido um novo fluxo utilizando ferramenta de comunicação que acompanha as etapas dentro da unidade. Com isso foi possível reduzir o tempo de permanência do usuário, otimizando sua estada.
Foi elaborada planilha via Google Drive onde são sinalizados os exames necessários e o tempo de retorno de cada paciente. Ao término da consulta, ele ou seu acompanhante apresentam o pedido de exame à equipe administrativa que agenda ou insere em fila de espera conforme disponibilidade.
O paciente é imediatamente liberado e orientado a aguardar nosso contato informando-o sobre seu agendamento.
Contabilizamos uma redução no tempo de permanência do usuário na unidade de 56,21% ao longo da implantação e execução do novo fluxo.
A revisão constante de fluxos e o acompanhamento de indicadores de atendimento são fundamentais para que otimizações como a apresentada sejam possíveis, beneficiando a jornada do paciente na unidade. Evidenciamos uma redução na pressão da demanda na recepção, diminuindo o gargalo de agendamentos.
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