MONITORAMENTO DO USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS EM PACIENTES IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UBS DE SÃO PAULO

Qualidade, Processos e Governança em Saúde

Autores

  • Mariana Santa Rita Soares CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, UBS Parque do Engenho II, São Paulo - Brasil.
  • Gabriela Spolaor CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, UBS Parque do Engenho II, São Paulo - Brasil.
  • Andressa Valério Rocha CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, UBS Parque do Engenho II, São Paulo - Brasil.
  • Luciana Aparecida Oliveira de Carvalho CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, UBS Parque do Engenho II, São Paulo - Brasil.

Palavras-chave:

antimicrobianos, infectologia, uso racional, assistência farmacêutica, resistência bacteriana

Resumo

A resistência microbiana está ligada ao uso inadequado de antimicrobianos e à falta de programas de controle de infecção. Medidas preventivas são essenciais para combater a propagação da resistência microbiana. O objetivo deste artigo visa relatar a experiência de gerenciamento do uso racional de antimicrobianos adotada pela equipe de assistência farmacêutica e médicos na em uma unidade básica de saúde de São Paulo. Em abril de 2024, um controle de dispensação de antibióticos de uso oral foi implementado. O monitoramento do uso foi feito pelos farmacêuticos da unidade, através de contato telefônico, verificando posologia, horários de administração e possíveis reações adversas e em caso de divergências, o paciente recebeu orientações para o uso correto do medicamento. A análise dos resultados mostrou efetividade do processo implementado com 38% dos pacientes elegíveis monitorados, identificação de 12 situações com necessidade de intervenções farmacêuticas para orientar pacientes para melhorar a adesão e inibir a interrupção do tratamento. Conclui-se que as intervenções farmacêuticas aumentam a segurança da auto administração dos antibióticos colaborando diretamente com o uso adequado e consequente impacto positivo na redução da resistência bacteriana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Santa Rita Soares, M., Spolaor, G., Rocha, A. V., & de Carvalho, L. A. O. (2024). MONITORAMENTO DO USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS EM PACIENTES IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UBS DE SÃO PAULO: Qualidade, Processos e Governança em Saúde. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/920