CESSAÇÃO DO QUADRO DE DEPRESSÃO COM YOGA E PILATES

RELATO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA

Autores

  • Domitilia Crislaine Antas Cejam

Palavras-chave:

Yoga, Depressão, Pilates, Consciência corporal, Saúde

Resumo

Introdução: Na linha de cuidado através dos exercícios físicos regulares, observamos melhoras consideráveis na saúde do usuário, sendo assim, os relatos das experiências exitosas nos proporcionam uma observação mais específica ao indivíduo e seus ganhos pessoais.

Objetivo: Relatar os benefícios na saúde mental obtidos pela usuária de 53a participante regular nas aulas de Hatha Yoga e Pilates oferecidos pela UBS desde 2012.

Método Paciente com quadro de depressão desde 2009. Iniciou acompanhamento nas modalidades: Pilates e Hatha Yoga com duração de 1h cada.

 Resultados: Cessação do uso de antidepressivos, melhora da autopercepção da saúde, da produtividade nas atividades do cotidiano e aumento da alegria de viver.

Discussão: O estudo foi realizado através da observação e relatos durante as aulas, avaliando os seguintes aspectos: Assiduidade, níveis do avanço da consciência corporal, sociabilização e feedback da paciente e, embora  as aulas sejam abertas, ou seja, de livre participação aos usuários, apresentando rotatividade de alunas e aumento expressivo no número de participantes a cada aula – o que limita o estudo de maneira mais abrangente, bem como o nível de atenção individual ofertado - as informações e resultados obtivos são de extrema relevância  no que tanje à importância das práticas corporais na oferta de cuidados com as demandas de saúde mental,  entrando em concordância com outras pesquisas relacionadas a este tema. Existe ainda uma lacuna no período citado, considerando a Pandemia Covid-19, onde os exercícios foram ofertados via rede social (whatsapp), porém, impossibilitando a observação presencial e o controle de frequência. Vale ressaltar que, à partir de 2013, devido ao aumento de dias de suporte da equipe multi à UBS Jd. Coimbra, que passou de 1 para 3 dias na semana, o  número de aulas semanal também foi aumentado.

Conclusão: A prática de Yoga e Pilates, mesmo quando não acompanhada de processo psicoterapêutico - sendo este recomendado - pode proporcionar redução expressiva do sofrimento emocional, além do aumento das qualidades físicas e promoção da saúde global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Crislaine Antas, D. (2023). CESSAÇÃO DO QUADRO DE DEPRESSÃO COM YOGA E PILATES: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/192