PERSONALIZAÇÃO DE TOUCAS NEONATAL EM UM CENTRO OBSTÉTRICO
Resumo
Introdução: Ultimamente tem se aprofundado na questão da humanização do cuidado em saúde, principalmente na enfermagem, sendo em 2022 o tema das comemorações da Semana de Enfermagem da ABEn: a humanização do trabalho de enfermagem que remete ao cuidado prestado pela equipe, e o trabalho humanizado da enfermagem que remete as interações de trabalho da equipe. No âmbito obstétrico, a humanização é pauta de destaque nos últimos anos, traz a importância da assistência à parturiente respeitando seus desejos, costumes, crenças e a protagonização da mesma em todas as tomadas de decisões e condutas a cerca de seu cuidado. O controle da temperatura é fator crucial para os neonatos nas primeiras horas de vida e está diretamente relacionada à morbimortalidade, levando-se em consideração que nos primeiros 20 minutos de vida sem controle adequado da temperatura o neonato pode perder até 4ºC. Dentre as práticas de prevenção à hipotermia neonatal a proteção do polo cefálico com toucas aquecidas é um procedimento padrão eficaz, sendo ele utilizado em todos os nascimentos. A equipe de enfermagem aliou prevenção a uma prática humanizada, personalizando as toucas para cada neonato. Desta forma, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de uma equipe de enfermagem com a elaboração de toucas personalizadas em um hospital público de São Paulo.
Objetivo: Relatar a experiência na personalização individual das toucas neonatais dentro do Centro Obstétrico.
Método: As toucas neonatais são elaboradas com malha tubular, as mesmas são confeccionadas pela equipe de enfermagem assim que a parturiente é internada no pré-parto. A touca é personalizada com tinta atóxica, escrito o nome do bebê e enfeitada com conforme desejo materno ou inspiração da equipe. Esta touca será usada na sala de parto como forma de prevenção da hipotermia e integralidade do cuidado em saúde da paciente.
Resultados: Na prática da assistência, a confecção e personalização da touca tiveram uma boa aceitação, tanto pelos membros da equipe quanto pelas parturientes. Notou-se mais empenho, dedicação e ampliação da criatividade da equipe à medida que a habilidade foi aprimorada. Os retornos positivos das parturientes identificados através dos agradecimentos, sorrisos ou olhares de ternura, são também fatores de incentivo para a equipe em dedicar atenção a esta prática de personalização.
Discussão: Buscando individualizar o atendimento às parturientes, o uso das toucas em neonatos personalizadas foi bem aceito entre a equipe multidisciplinar, parturientes e acompanhantes. Há autores que reforçam a importância em ter durante um período comumente doloroso e desconfortável, profissionais não só capacitados, como também sensibilizados, de forma que a mulher perceba que está sendo acolhida, a entrega das toucas personalizadas foi uma das formas de demonstrar o acolhimento à gestante.
Conclusão: Vemos que a personalização de toucas neonatais torna o atendimento acolhedor, humanizado e individualizado, é de fácil produção, com curto período despendido para a elaboração, de baixo custo e que traz benefícios para o recém-nascido de forma a prevenir a hipotermia, e para a mãe que se sente acolhida e cria um elo também com a equipe que a atende.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.