CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO FAMILIAR

Autores

  • Bruno Rosolen de Abreu CEJAM
  • Larissa Gusmão de Oliveira dos Anjos
  • Stephanie Rodrigues de Oliveira

Resumo

Paciente, 14 anos, sexo masculino, foi atendido na unidade via acolhimento queixando-se para enfermeira na triagem de fraqueza, desmaio na igreja há uma semana e inapetência. Em sua primeira consulta médica, relatou tentativa de suicídio há três semanas, cortando os pulsos com pedaços de vidro. Ponderou que o pai chega bêbado e violento em casa, foi proposto em conduta, encaminhamento ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto Juvenil (IJ), realizada notificação na unidade, solicitado exames laboratoriais e iniciado sertralina 50 mg uma vez ao dia.

Pai, 51 anos, sexo masculino, compareceu ao acolhimento referindo à enfermeira da triagem: dor abdominal, ansiedade e tristeza há duas semanas. Em consulta médica verbalizou fraqueza e dor abdominal há uma semana acompanhado de vômitos matinais recorrentes e perda de peso. Relatou ser etilista em uso de cerca de 1 ⁄ 2 garrafa de destilado ao dia, há cerca de vinte anos com desejo de ficar abstêmio. A esposa/mãe mencionou que o parceiro acorda às cinco horas da manhã para ingestão de álcool; tabagista cerca de dez maços/ano. Solicitados exames laboratoriais e sangue oculto nas fezes, bem como ultrassonografia abdominal, endoscopia e BAAR.

Mãe 46 anos teve seu primeiro contato no serviço em consulta de acolhimento, referindo mal estar no trabalho, seguido de síncope; ponderou ter comparecido a UPA Vergueiro no momento do ocorrido sendo orientada a procurar a UBS para avaliação. No ato do atendimento mencionou episódio de discussão familiar, no fim de semana e insônia; relatou glaucoma em tratamento, e aparentemente uso abusivo de álcool.

Em discussão de caso em reunião de equipe, Agente Comunitária de Saúde(ACS) informou que os pais do adolescente possuem histórias de abuso de álcool. Plano Terapêutico Singular (PTS) para família contou com matriciamento do caso para CAPS Álcool e Drogas (AD).

Psicóloga do CAPS AD participou de ação na “UBS na rua” da equipe realizada em igreja no território local. Foi realizada roda de conversa com a comunidade, apresentado o serviço e o fluxo; posteriormente foi feito atendimento individual do casal, com proposta de atendimento para próxima semana na UBS, para avaliação inicial.

Após alguns dias, foi realizado atendimento compartilhado do casal na unidade com psicóloga e médica de família da equipe; pai referiu estar bem, abstêmio e sem fissuras, relatou estar morando em São Paulo há quatro anos, veio a procura de emprego, pois na Bahia, cidade natal, estava difícil encontrar. Reside com a esposa e o filho, o qual também iniciou tratamento no CAPS IJ. Comentou que já fez tratamento no CAPS AD da Bahia, ficando abstêmio de 2009 a 2016. Ponderou que no passado já teve algumas convulsões levando a internação. Atualmente realiza trabalho autônomo como pintor e sua esposa recebe o auxílio emergencial. Proposto que participe do grupo de apoio no CAPS AD. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Rosolen de Abreu, B., Gusmão de Oliveira dos Anjos, L., & Rodrigues de Oliveira, S. (2023). CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO FAMILIAR. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 1. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/236

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)