SAÚDE MENTAL DAS COLABORADORAS MÃES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores

  • Adriana Paula de Jesus Freitas AMA Especialidades Jardim São Luiz
  • DEBORA PAULA DE OLIVEIRA TORRES

Palavras-chave:

Purpério, maternidades, Acolhimento

Resumo

A mulher vivencia extensas transformações ao se tornar mãe, quanto aos sentimentos no retorno ao trabalho, pode-se observar com seu ritmo acelerado, traz problemas na saúde mental destas mulheres. Sensações de cansaço e sobrecarga física e mental, falta ou privação do sono e ansiedade referente a uma nova adaptação ao ambiente de trabalho que passou por mudanças no tempo de afastamento. Tais emoções são consideradas vivências frequentes no ciclo gravídico-puerperal, mas quando exacerbadas podem causar a falência adaptativa do indivíduo.

Por isso, o olhar cuidadoso a tais questões poderá interferir positivamente em seus sentimentos e nas relações com seus familiares e colegas de trabalho. Dentre as contribuições desta pesquisa estão a confirmação de que o apoio dos seus familiares e gestores é fundamental para a ambientação dessa mulher em todos os papéis (mulher, mãe, colaboradora, entre outros.) e a sua consequente manutenção da saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Paula de Jesus Freitas, A., & PAULA DE OLIVEIRA TORRES, D. (2023). SAÚDE MENTAL DAS COLABORADORAS MÃES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 1. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/334

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)