INCLUSÃO E AUTONOMIA PARA MORADORAS DA RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA, REALIZADA PELA APA E ACS

Autores

  • Hugo Mendes Pinto CEJAM
  • Soraia do Nascimento Silva
  • Ana Maria Silva dos Santos

Resumo

Tipo de Trabalho: Relato de Experiência Exitosa

Eixo Temático: Ações de Humanização voltada ao paciente e ao colaborador

Autores: Soraia do Nascimento Silva, Ana Maria Silva dos Santos e Hugo Mendes Pinto

Afiliação: PAVS, ACS, Gerência, UBS Jardim Lídia, São Paulo, CEJAM, SP, Brasil

Descritores: Inclusão, autonomia, residência terapêutica, grupo educativo e saúde mental.

Introdução: O grupo iniciou em 12/2022 na Residência Terapêutica na área de abrangência da UBS Jardim Lídia, com a participação da APA Soraia e ACS Ana Maria. O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.

Objetivo: Melhorar a saúde mental, a convivência e o bem estar das moradoras da Residência Terapêutica

Método: O grupo educativo é realizado semanalmente, de quinta, das 14h às 17h, para as 10 moradoras da residência, com oficinas de artesanato, com o intuito do bem estar, autonomia, apropriação do espaço, renovação e empoderamento.

Resultados: O grupo realizou revitalização de dois espaços da casa, melhorando o conforto, adesão de 100% das usuárias, trabalho em equipe. Foi produzido acessórios de beleza, placas de identificação dos quartos. Os artesanatos são confeccionados para uso pessoal e também propomos a venda para reverter em fonte de renda.

Discussão: O trabalho em rede intersetorial potencializa as ações de humanização voltada ao paciente

Conclusão: Após a realização de 5 meses do grupo notou-se a união das usuárias, melhoria de humor, aumento da disposição, engajamento e integração.

 

Referências: 1. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Série E. Legislação em Saúde). 2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 3. São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Guia PAVS. / Secretaria da Saúde. Coordenação da Atenção Básica. Programa Ambientes Verdes e Saudáveis. - São Paulo: SMS. 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-25

Como Citar

Mendes Pinto, H., Soraia do Nascimento Silva, & Ana Maria Silva dos Santos. (2023). INCLUSÃO E AUTONOMIA PARA MORADORAS DA RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA, REALIZADA PELA APA E ACS. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/36

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)