PRINCIPAIS ITENS QUE DEVEM SER VERIFICADOS EM UMA PRESCRIÇÃO MEDICAMENTOSA
Meta 3 – Segurança no uso de Medicamentos
Resumo
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a qualidade na assistência a saúde prestada aos pacientes vem sendo amplamente discutida, sabemos que a segurança no uso dos medicamentos é uma das questões mais relevantes já que o uso irracional de medicamentos, bem como erros na dispensação, prescrição e administração envolvendo os mesmos são algumas das maiores causas de danos aos pacientes.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é descrever os principais itens de uma prescrição que devem ser checados e verificados antes que seja realizada a dispensação de medicamentos. Os itens descritos a seguir não devem apresentar dúvidas para os profissionais que
realizarão a dispensação e administração dos medicamentos, já que a clareza nas informações contidas na prescrição é uma das formas de garantir a segurança no uso de medicamentos, garantindo uma assistência segura e com qualidade.
RESULTADOS
Alguns dos principais itens que devem ser verificados em uma prescrição para que haja uma dispensação mais segura são: identificação do paciente, identificação do prescritor, identificação do emitente, posologia, dose, data, legibilidade, não uso de abreviaturas e utilização da denominação comum brasileira.
CONCLUSÃO
O uso seguro de medicamentos é uma questão que envolve diversos profissionais como os prescritores (na grande maioria os médicos), os técnicos, auxiliares de farmácia e farmacêuticos, responsáveis pela dispensação, bem como a equipe de enfermagem na administração de medicamentos, cada profissional deve executar suas funções corretamente para que possíveis erros sejam impedidos antes que causem danos ao paciente. Contudo, os erros podem ser evitados basta que os processos de
prescrição, dispensação e administração sejam realizados com atenção, conhecimento técnico e segurança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.