A ESCUTA HUMANIZADA NO SERVIÇO DE SAÚDE: ÊXITO NA ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO.

Autores

  • Irailde Ferreira dos Santos CEJAM
  • Victor Hideki Wachi Korin CEJAM
  • Sandra Regina Salustiano Lima
  • Joelma Amaku Arnold
  • Tatiana Ribeiro de Campos Mello UMC

Palavras-chave:

saúde, humanização, qualidade de vida, tratamento, equipe multidisciplinar

Resumo

Introdução: a adesão do paciente ao tratamento medicamentoso é um grande desafio para a equipe multidisciplinar. A não adesão impacta diretamente na saúde dos pacientes, desta forma uma escuta humanizada atrelada ao conhecimento científico faz toda a diferença no atendimento do usuário no sistema de saúde.

Objetivo: o presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência exitosa de adesão ao tratamento medicamentoso, obtido através do trabalho multidisciplinar e humanizado em uma unidade clínica no município de Mogi das Cruzes.

Método: paciente de 69 anos, realizou uma consulta em nossa unidade com o nutricionista que identificou a não adesão ao tratamento medicamentoso para Diabetes Mellitus tipo 2, comunicou a farmacêutica sobre o caso que realizou a escuta das dúvidas e receios que a usuária possuía em aderir ao tratamento com a insulina NPH. Foram dois breves encontros onde a profissional explicou sobre a doença, a importância do tratamento, os impactos da não adesão à saúde, dispensação e também o treinamento da aplicação do medicamento.

Resultados: adesão ao tratamento, controle adequado da doença.

Discussão: a UNICA Fisioterapia e Reabilitação oferece atendimento a pacientes com mais de 60 anos, de acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes1 o equipamento oferece duas frentes de atuação: fisioterapia e reabilitação e promoção da saúde, para realizar as atividades conta com profissionais de diversas áreas. A adesão do tratamento pela paciente deu-se após o nutricionista encaminhar a paciente para a farmacêutica, desta forma, reforçando o trabalho que ele já havia desenvolvido durante a consulta. De acordo com Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde2, é importante manter um serviço de saúde conexo entre profissionais de saúde, garantindo assim que o paciente tenha acesso ao serviço centrado em suas necessidades. Outro ponto importante é a atuação do farmacêutico como parte da equipe, desenvolvendo a atenção farmacêutica, através da interação direta entre o farmacêutico e o usuário, visando a melhora na qualidade de vida, prevenção de doenças, preservar e recuperar a saúde3. Vale ressaltar que a escuta dos profissionais ao longo das interações com a paciente possibilitou a identificação de um problema e a solução dele. Segundo a Política Nacional de Humanização (PNH)4, a escuta qualificada oferecida pelos profissionais garante que o usuário tenha acesso a tecnologias adequadas e efetivas nas práticas de saúde. Ser empático, acolher as necessidades e compreender a individualidade de cada paciente são aspectos que envolvem uma assistência humanizada5.

Conclusão: O relato reforça a importância do trabalho da equipe multidisciplinar nos equipamentos de saúde, bem como escuta humanizada priorizando a saúde do paciente.

Referências: 

  1. Prefeitura de Mogi das Cruzes. Unica Fisio [Internet]. Mogi das Cruzes-SP; 2023 [cited 2023 Apr 7]. Available from: https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/unidade-e-equipamento/todos-os-assuntos/unica-fisio
  2. Organização Mundial da Saúde, compiler. Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde [bibliography on the Internet]. Genebra, Suíça: Organização Mundial da Saúde; 2015 [cited 2023 Apr 7]. 30 p. Available from: https://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2015/10/OMS-ENVELHECIMENTO-2015-port.pdf
  3. Ivama Adriana Mitsue, et al., compilers. Consenso brasileiro de atenção farmacêutica: proposta [bibliography on the Internet]. Brasilia-DF: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); 2002 [cited 2023 Apr 7]. 24 p. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/PropostaConsensoAtenfar.pdf
  4. Ministério da Saúde, compiler. Política Nacional de Humanização (PNH) [bibliography on the Internet]. 1st ed. Brasilia-DF: Ministério da Saúde; 2013 [cited 2023 Apr 7]. 16 p. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf
  5. Coêlho Barboza B, Lopes da Silva Costa Sousa CA, Araruna de Souza Morais L. Percepção da equipe multidisciplinar acerca da assistência humanizada no centro cirúrgico. Rev SOBECC [Internet]. 21º de dezembro de 2020 [citado 7º de abril de 2023];25(4):212-8. Disponível em: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/611

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Ferreira dos Santos, I., Wachi Korin, V. H., Salustiano Lima, S. R., Amaku Arnold, J., & Ribeiro de Campos Mello, T. (2023). A ESCUTA HUMANIZADA NO SERVIÇO DE SAÚDE: ÊXITO NA ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/49