MELHORA DA ADESÃO AO TRATAMENTO NUTRICIONAL PELO PACIENTE DA LINHA DE CUIDADOS DA OBESIDADE

Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente

Autores

  • Alana Machado e Cardoso HOSPITAL DIA CAMPO LIMPO

Resumo

Eixo Temático: Comunicação efetiva – Amplifique a voz do paciente

Autores: Alana Machado e Cardoso

Instituições: Hospital Dia Campo Limpo – Jardim Pirajussara; Centro de Estudos e

Pesquisas Dr João Amorim (Cejam).

Resumo

O objetivo desse ciclo de melhorias é estabelecer parâmetros e metas junto com   o paciente da linha da obesidade da unidade Hospital Dia campo Limpo - Jardim Pirajussara, para melhora da sua qualidade de vida através de mudanças alimentares, boas escolhas e pratica de atividade física e possível perda de peso.

A adesão dos pacientes obesos ao tratamento é fator determinante para que se obtenham os resultados positivos diante da doença.

É preciso estar atento as diversas situações e problemas que o paciente apresenta e desenvolver um trabalho em conjunto com ele,  para alcançar resultados positivos na adesão ao tratamento e na mudança do comportamento alimentar.

Introdução

A obesidade é considerada pela OMS (Organizaçã mundial da Saúde) uma doença cronica, ou seja, um problema de longa duração, que muitas vezes acompanha o individuo pelo resto da vida e exige cuidado constante

No cenário epidemiológico do grupo de doenças crônicas não transmissíveis, destaca-se a obesidade por ser simultaneamente uma doença e um fator de risco para outras doenças deste grupo, como a hipertensão e o diabetes.

O modo de viver da sociedade moderna tem determinado um padrão alimentar que, aliado ao sedentarismo, em geral não é favorável à saúde da população.

Indivíduos apresentam qualidade de vida precria devido excesso de peso como:

-Pouca mobilidade, dificuldade em caminhar e se movimentar, subir escadas, rampas

-Dificuldade nos cuidado pessoal, banho, se vestir, calcar e amarrr calçados, compra de roupas

-Dificuldade de acesso, principalmente no transporte público

-Ansiedade e depressão são quados bastante comuns no paciente obeso.

-Apenas5-10% dos pacientes conseguem perder em torno de 5% do peso durante longo tratamento e não haver reganho

-25% dos pacientes tem melhora nos exames, porém muitos passam a tomar medicação (causa da melhora)

-Atividade Física, não dão continuidade, sentem muita dor, se machucam, não tem um programa de acompanhamento para evitar danos.

Na prática do acolhimento, uma atribuição de todos os profissionais, é preciso estar atento aos aspectos relacionados à alimentação e à nutrição, considerando-as determinantes de saúde e levando em conta a subjetividade e a complexidade do comportamento alimentar.

É importante manter o vínculo com os indivíduos enquanto são assistidos nos serviços de Atenção Especializada, assim como com as equipes de profissionais desses serviços, de forma a desempenhar seu papel de coordenadora do cuidado na Rede de Atenção à Saúde.

Objetivo

Oferecer alternativas para maior adesão ao tratamento.

adesão é um dos principais fatores que definem o sucesso de um tratamento nutricional.

O objetivo do tratamento da obesidade é prevenir ou atenuar a morbidade associada ao excesso de peso, e não apenas reduzir o peso ou alcançar o peso "ideal" do paciente. A dieta e o exercício físico são as opções terapêuticas de primeira escolha para a obesidade.

Método

Método aplicado à partir de dezembro/2022  

Identificar nos indivíduos qual grau de motivação apresenta, para direcionar melhor as ações e metas individuais, considerando que estes apresentam diferentes percepções e motivações para realizar mudanças em sua dieta ou em seu estilo de vida.                 Geralmente, o paciente que procura ajuda nutricional por vontade própria está acredita estar preparado para assumir mudanças em seu estilo de vida. O papel do nutricionista será propor mudanças coerentes que façam o paciente avançar e obter sucesso .

Atenção para o contexto socioeconômico.Entender de qual realidade o indivíduo é proveniente, para orientar a decisão de quais alimentos serão ou não incluídos. Algumas perguntas  serão ser feitas na  consulta, de modo de realizar essa investigação:

Você trabalha atualmente? Com o que?

Quanto você despende mensalmente para a compra de alimentos?

Pra você, comer saudável é caro?

Estabelecer metas no tratamento nutricional é um ótimo método para aumentar a motivação do paciente, e, consequentemente, sua adesão.

Entender a rotina do paciente e, junto com ele, encontrar tempo e soluções viáveis

Motive com a Educação Alimentar e Nutricional

Trabalhar com plano alimentar mais fechado. Muitas vezes a alimentação é saudável, porém ingerida em quantidade além do necessário.

No lugar de dizer para o paciente comer mais frutas e verduras ou praticar exercícios, orientar para que na próxima consulta, ele tenha comido pelo menos 2 porções de frutas por dia, verduras e legumes pelo menos 1vez ao dia ou praticado uma caminhada leve nos dias úteis. Apesar destas recomendações não serem o ideal, elas abrem o caminho para um tratamento mais eficaz.

  Coerência à alimentação habitual. Com base no inquérito alimentar aplicado em sua consulta, criar um plano alimentar que já seja coerente com a alimentação habitual do seu paciente.Essas mudanças podem ser maiores ou menores, mas sempre orientada pela rotina que o paciente já possui.

Trabalhando com as substituições. Sempre dar opções de refeições, com grupos alimentares similares.

Orientar pacientes a participar de grupos e atividades relacionadas ao cuidado a obesidade oferecidas pela UBS.

Explicar quais foram as mudanças estabelecidas, porquê, e quais são os resultados esperados a curto e longo prazo.

Resultados   

Foram analizados pacientes da linha do cuidado ao sobrepeso e obesidade atendidos entre dezembro/22 e julho/2023.

Todos os pacientes possuiam IMC > ou igual a 40%

Foram consideradas perdas de porcentagem de IMC à partir de 0,6%.

131 pacientes conseguiram alguma perda ponderal, sendo que a grande maioria a presentou perda inferior a 2% do IMC inicial.

 

Perda de pontos percentuais de IMC

Ponto percentual

Valor

menos de 1 ponto

41

entre 1 - 1,9

43

entre 2 - 2,9

20

entre 3 - 3,9

12

entre 4 - 4,9

4

entre 5 - 5,9

2

entre 6 -  6,9

2

entre 7 - 7,9

3

entre 8 - 8,9

3

entre 9 - 9,9

1

                                                               

                                                                                                                  

Discussão

A obesidae é uma doença de difícil tratamento e não depende apenas de alimentação, atividade física ou mudança de estilo de vida, apesar deles serem fatores importantes no processo.

É uma doença crônica de etiologia multifatorial que inclui fatores genéticos, endócrinos, ambientais, sociais, psicológicos e psiquiátricos.

Na teoria, perder peso é uma tarefa simples. Basta corrigir hábitos alimentares ruins, inserindo novos e mais saudáveis, e se exercitar com mais frequência.

Emagrecer exige muita disciplina e dedicação e exige a compreensão de que se trata de um processo de aprendizagem, criação de novos hábitos e de muita paciência. Ela não acontece de uma hora pra outra, requer tempo e esforço diário e tratamento de todos os fatores que possam estar interferindo para que ela não aconteça.

Conclusão

Apesar da baixa perda de peso pela maioria dos pacientes, ela leva ao estimulo para que o mesmo continue com o tratamento e abre caminho para novas mudanças.

Os resultados mostram que o melhor tratamento da obesidade ainda é o preventivo e cada indivíduo deve adotar o mais precocemente possível hábitos de vida saudáveisl, a fim de evitar o desenvolvimento do excesso de peso, pois esse quadro clínico se torna cada vez menos reversível com o aumento da duração da doença e o avanço do peso do paciente.

A reduções no peso corporal será sempre possivel se o tratamento multifatorial for alinhado.

Referências

.. -https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/paola-machado/2021/07/22/obesidade-por-que-e-tao-dificil-a-adesao.

-ASSIS, M. A. A.; NAHAS, M. V. Aspectos motivacionais em programas de mudança de comportamento alimentar. Rev Nutr Campinas. Vol.12 N°1, jan/ abr, 2010.

- BIAGIO, L. D; AMARAL, C. K. Comportamento alimentar em obesos e sua correlação com o tratamento nutricional. J Bras Psiquiatr. 2020;69(3):171-8. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/vjNsGCwNxBqBKJvJSVkGwFm/?format=html〈=p t

-https://sallet.com.br/por-que-e-tao-dificil-perder-peso/

-https://bvsms.saude.gov.br/

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Machado e Cardoso, A. (2023). MELHORA DA ADESÃO AO TRATAMENTO NUTRICIONAL PELO PACIENTE DA LINHA DE CUIDADOS DA OBESIDADE : Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/389