SENSIBILIZAÇÃO AO PROTOCOLO SEPSE: UTILIZAÇÃO DO SCAPE ROOM COMO METODOLOGIA DE APOIO
Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente
Palavras-chave:
scape room, educação, segurançaResumo
Introdução: A identificação precoce da sepse é fundamental para a redução de mortalidade e essencial para o melhor prognóstico. Partindo desse cenário é importante que a equipe multidisciplinar esteja capacitada para rápida identificação. Estudos recentes apoiam o uso do scape room como estratégia inovadora no processo de aprendizado e demonstram ser efetivas para vencer os desafios do ensino. O objetivo do trabalho foi: Relatar a experiência da aplicação do scape room como estratégia de educação para aumentar a sensibilização da equipe ao Protocolo Sepse e promover segurança ao paciente. Método:Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência da aplicação do Scape Room para a sensibilização da equipe multiprofissional na adesão da meta de 1ª hora no Protocolo de Sepse (figura 1), que foi direcionada a profissionais da equipe multidisciplinar de 5 hospitais públicos do estado de São Paulo. A dinâmica foi programada para 22 turmas com 10 participantes, totalizando 25 horas por hospital. Resultados: Participaram da atividade 1243 colaboradores, o que representou uma taxa de adesão de 113% frente ao quantitativo total de vagas oferecidas. O aproveitamento das equipes, na participação da atividade, foi de 95%, quase todos os colaboradores conseguiram “escapar da sala” no tempo estipulado. A metodologia aplicada foi avaliada pelos participantes em 98% (ótimo e bom), demonstrando satisfação e percepção positiva deste método de ensino-aprendizagem. Conclusão:Utilizar a gamificação como método de ensino evidenciou ser uma estratégia inovadora, por ser uma abordagem educativa com atividades lúdicas e dinâmicas, impactando diretamente na motivação e no engajamento das equipes em relação a sensibilização na adesão da meta de 1ª hora do protocolo sepse contribuindo na segurança do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.