A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS DE SAÚDE MENTAL PARA POPULAÇÃO INFANTIL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Saúde da Criança e do Adolescente

Autores

Palavras-chave:

saúde mental, saúde mental infantil, grupos terapêuticos, tea, saúde da criança

Resumo

Os grupos infantis na atenção primária à saúde desempenham um papel crucial no desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. A criação de grupos voltados para a saúde mental requer que o psicólogo adapte conceitos e saberes a uma linguagem acessível para a faixa etária dos participantes.

Este estudo descritivo aborda as estratégias utilizadas pelo psicólogo da equipe multiprofissional para desenvolver atividades coletivas voltadas para a população infantil na Unidade Básica de Saúde Jardim São Bento. Inicialmente, o psicólogo recebe pacientes encaminhados pela equipe de estratégia de saúde da família. Após uma triagem para identificar se o perfil da criança é adequado para inserção nos grupos temáticos, as crianças são direcionadas para grupos específicos.

Nos grupos "DivertidaMente" e "Fora das Telinhas", cada um com 12 participantes, são desenvolvidas ações para promoção da autorregulação emocional, estimulação cognitiva e desenvolvimento de habilidades sociais. As atividades incluem jogos, brincadeiras e trabalhos manuais, e os encontros ocorrem semanalmente com duração de uma hora e meia. Ao final de cada encontro, é realizada uma orientação parental para continuidade das atividades em casa.

O grupo "TEAmigos", com aproximadamente 6 participantes acompanhados por pais e/ou cuidadores, é voltado para crianças com sintomas de autismo ou diagnóstico confirmado. As atividades focam na estimulação da fala, linguagem, propriocepção, habilidades sociais, autorregulação emocional e comunicação, utilizando jogos, músicas, brincadeiras e trabalhos manuais. Também é realizada orientação parental e psicoeducação para continuidade do cuidado no ambiente familiar.

Os grupos infantis na atenção primária à saúde são essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças, promovendo bem-estar emocional e social, fortalecendo habilidades cognitivas, criando um ambiente de apoio e crescimento contínuo, e fortalecendo o elo parental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

Gomes da Silveira, E. (2024). A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS DE SAÚDE MENTAL PARA POPULAÇÃO INFANTIL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: Saúde da Criança e do Adolescente. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/709