PROTOCOLO DE PROTETIZAÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES EM AMPUTADOS

Reabilitação e Cuidados Paliativos

Autores

  • Amanda da Conceição Teodósio Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), Centro Centro Especializado em Reabilitação - CER IV M’Boi Mirim, São Paulo – SP, Brasil.
  • Daivison Lucas; Ricardo Boccato de Oliveira Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), Centro Centro Especializado em Reabilitação - CER IV M’Boi Mirim, São Paulo – SP, Brasil.

Palavras-chave:

Reabilitação fisica, Saúde pública, equipe multidisciplinar, próteses

Resumo

Em 2022 a Secretária Municipal de Saúde, instituiu o dispensação de prótese para pacientes amputados destinados aos atendimentos realizados nos Centros Especializados em Reabilitação com a modalidade física. Diante disso o CER IV M’ Boi Mirim elaborou o protocolo de amputados, com intuito de realizar atendimento integral com atuação da equipe multidisciplinar promovendo além da protetização a educação em saúde a todos os pacientes amputados. O objetivo deste trabalho é apresentar o protocolo de protetização do CER IV M’Boi Mirim, onde é realizado a dispensação segura da prótese ao pacientes, assim como atendimento multiprofissional e promoção de educação em saúde ao paciente amputado inelegível a prótese. Foi elaborado o protocolo multidisciplinar onde todos os amputados são avaliados pela fisiatria e fisioterapia podendo ou não atingir os critérios para a protetização (boas condições clínicas e motoras). Aqueles inelegíveis também são inclusos na reabilitação visando educação em saúde. Inclusão das ferramentas avaliativas: Amputee Mobility Predictor; Teste de Tinetti, WHOQOL bref e Medida Funcional para Amputados. Inclusão das visitas domiciliares e o follow- up de seis meses após alta clínica dos pacientes protetizados. Os resultados demostra uma avalição do período de maio de 2023 a maio de 2024, no qual a quantidade de pacientes incluso no protocolo e seus desdobramentos no total de 109 pacientes com status diferentes. O trabalho em equipe proporcionou ao CER IV M’Boi Mirim um protocolo robusto e seguro que visa não só a protetização mas também a educação em saúde ao paciente amputado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

da Conceição Teodósio, A., & Oliveira, D. L. R. B. de. (2024). PROTOCOLO DE PROTETIZAÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES EM AMPUTADOS: Reabilitação e Cuidados Paliativos. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/754