ESTRUTURAÇÃO DOS PROTOCOLOS DE FISIOTERAPIA NA ALTA COMPLEXIDADE ORTOPÉDICA

Reabilitação e Cuidados Paliativos

Autores

  • Suzi Simoes Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM). Centro Especializado em Reabilitação (CER) M’Boi Mirim, São Paulo – SP, Brasil.
  • Amanda da Conceição Teodósio Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM). Centro Especializado em Reabilitação (CER) M’Boi Mirim, São Paulo – SP, Brasil.
  • Jair Aparecido de Oliveira Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM). Centro Especializado em Reabilitação (CER) M’Boi Mirim, São Paulo – SP, Brasil.
  • Caroline Marques dos Santos Cavaleiro Cruel Neves Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM). Centro Especializado em Reabilitação (CER) M’Boi Mirim, São Paulo – SP, Brasil.

Palavras-chave:

reabilitação, fisioterapia, ortopedia, alta complexidade, protocolo

Resumo

No ano de 2019 os pacientes encaminhados para avaliação no CER IV M’ Boi Mirim, para reabilitação física apresentavam principalmente diagnósticos ortopédicos com tempo de lesão distintos. Observou-se  a necessidade de adequação dos critérios de priorização para os casos de alta complexidade (pós operatórios e tratamento conservador), pois o tempo elevado para o processo de reabilitação impactava diretamente no prognóstico da reabilitação física.

Apresentar os resultados do protocolo da fisioterapia da alta complexidade ortopédica, com indicadores de acompanhamento dos pacientes em atendimento no CER IV M’ Boi Mirim.

Identificação dos tipos de lesões e as características dos paciente por meio do perfil epidemiológico.

Definição de critério de priorização como Alta, Média e Baixo complexidade pelo tempo de lesão.

Articulação com a rede para apresentação dos critérios.

Elaboração os protocolos da fisioterapia de acordo com as principais afecções observadas no perfil  baseado na literatura científica.

Aplicação de questionário especifico de acordo com o tipo de lesão ortopédica.

Foram estabelecidos nove protocolos com diagnósticos ortopédicos de maior de prevalência em atendimento. De outubro de 2021 a outubro de 2023 foram inclusos 269 pacientes nos protocolos, sendo o tempo médio de inicio para a reabilitação é de 18 dias. Em 2023 desenvolvido ferramenta de Dashboard para monitorização dos resultados.

​A estruturação do protocolo permitiu os encaminhamentos de forma assertiva, maiores ganhos na reabilitação do paciente, melhora na organização dos profissionais envolvidos nos atendimentos e na obtenção de dados quantitativos para a manutenção dos protocolos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Simoes, S., da Conceição Teodósio, A., de Oliveira, J. A., & Marques dos Santos Cavaleiro Cruel Neves, C. (2024). ESTRUTURAÇÃO DOS PROTOCOLOS DE FISIOTERAPIA NA ALTA COMPLEXIDADE ORTOPÉDICA: Reabilitação e Cuidados Paliativos. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/677