LINHA DO CUIDADO LGBTQIA+: AMPLIANDO OS CUIDADOS AOS USUÁRIOS DO PROCESSO TRASNSEXUALIZADOR ATRÁVES DA AURICULOTERAPIA
Saúde Mental e Humanização
Palavras-chave:
Processo transexualizador, Saúde Mental, auriculoterapiaResumo
INTRODUÇÃO
A mudança hormonal nos usuários que estão no processo transexualizador pode ocasionar em alterações no humor e estresse, além de outras queixas subjetivas emocionais e físicas. Durante os atendimentos multiprofissionais e discussões com em equipe na linha do cuidado do processo transexualizador, observamos a importância da ampliação de um cuidado alternativo através da auriculoterapia, pratica integrativa complementar em saúde que auxilia e complementa o tratamento/acompanhamento geral em saúde proporcionando melhorias na qualidade vida.
OBJETIVO
Proporcionar aos usuários da linha do cuidado do processo transexualizador um cuidado ampliado durante o acompanhamento em saúde através da auriculoterapia proporcionando melhorias na qualidade de vida, afim de minimizar os impactos emocionais como o estresse e alteração de humor, e sofrimentos diversos durante o processo.
MÉTODO
As sessões são realizadas no consultório e na horta/jardim. Inicia-se com uma anamnese, escuta terapêutica, avaliação auricular e aplicação das sementes. Durante o procedimento é utilizado semente de mostarda. São no total 10 sessões com retornos semanais ou de acordo com a disponibilidade dos usuários podendo ser estendido para quinzenal. Para avaliação estamos utilizando uma escala comparativa emocional e física afim de avaliar os resultados obtidos.
RESULTADOS
Apesar do projeto ainda estar na fase inicial já é possível observar através dos relatos e feedback nos atendimentos melhorias nos sintomas emocionais e alivio nos sintomas físicos.
CONCLUSÃO
É evidente o quanto às práticas integrativas complementares são efetivas no tratamento dos usuários da linha do cuidado do processo transexualizador, minimizando os impactos dos efeitos colaterais medicamentosos que afetam a parte hormonal do usuário. Espera-se que os resultados potencializem o autocuidado acerca de estímulo dos pontos vitais da auriculoterapia correlacionados a saúde mental e hormonal, afim de proporcionar maior qualidade de vida tanto no atendimento terapêutico quanto nas terapias complementares.
REFERENCIAS
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.