LINHA DO CUIDADO LGBTQIA+: AMPLIANDO OS CUIDADOS AOS USUÁRIOS DO PROCESSO TRASNSEXUALIZADOR ATRÁVES DA AURICULOTERAPIA

Saúde Mental e Humanização

Autores

  • Gleiciane Januario Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), Hospital Dia Campo Limpo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Processo transexualizador, Saúde Mental, auriculoterapia

Resumo

INTRODUÇÃO

A mudança hormonal nos usuários que estão no processo transexualizador pode ocasionar em alterações no humor e estresse, além de outras queixas subjetivas emocionais e físicas. Durante os atendimentos multiprofissionais e discussões com em equipe na linha do cuidado do processo transexualizador, observamos a importância da ampliação de um cuidado alternativo através da auriculoterapia, pratica integrativa complementar em saúde que auxilia e complementa o tratamento/acompanhamento geral em saúde proporcionando melhorias na qualidade vida.

OBJETIVO

Proporcionar aos usuários da linha do cuidado do processo transexualizador um cuidado ampliado durante o acompanhamento em saúde através da auriculoterapia proporcionando melhorias na qualidade de vida, afim de minimizar os impactos emocionais como o estresse e alteração de humor, e sofrimentos diversos durante o processo.

MÉTODO

As sessões são realizadas no consultório e na horta/jardim. Inicia-se com uma anamnese, escuta terapêutica, avaliação auricular e aplicação das sementes. Durante o procedimento é utilizado semente de mostarda. São no total 10 sessões com retornos semanais ou de acordo com a disponibilidade dos usuários podendo ser estendido para quinzenal. Para avaliação estamos utilizando uma escala comparativa emocional e física afim de avaliar os resultados obtidos.

RESULTADOS

Apesar do projeto ainda estar na fase inicial já é possível observar através dos relatos e feedback nos atendimentos melhorias nos sintomas emocionais e alivio nos sintomas físicos.

CONCLUSÃO

É evidente o quanto às práticas integrativas complementares são efetivas no tratamento dos usuários da linha do cuidado do processo transexualizador, minimizando os impactos dos efeitos colaterais medicamentosos que afetam a parte hormonal do usuário. Espera-se que os resultados potencializem o autocuidado acerca de estímulo dos pontos vitais da auriculoterapia correlacionados a saúde mental e hormonal, afim de proporcionar maior qualidade de vida tanto no atendimento terapêutico quanto nas terapias complementares.

REFERENCIAS

https://facerescientia.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HORMONIOTERAPIA-E-SEUS-PRINCIPAIS-EFEITOS-COLATERAIS-EM-INDIVIDUOS-COM-DISFORIA-DE-GENERO.pdf

https://auriculoterapiasus.ufsc.br/recomendacoes/ansiedade/  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-02

Como Citar

Januario, G. (2024). LINHA DO CUIDADO LGBTQIA+: AMPLIANDO OS CUIDADOS AOS USUÁRIOS DO PROCESSO TRASNSEXUALIZADOR ATRÁVES DA AURICULOTERAPIA: Saúde Mental e Humanização. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/836