CAMPANHA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: USO DO "BIG FONE" COMO ESTRATÉGIA GAMIFICADA

Comunicação e Marketing em Saúde

Autores

  • Ana Paula Maia CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Geral de Itapevi - Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Itapevi, Brasil
  • Thaís Rabello CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Geral de Itapevi - Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Itapevi, Brasil
  • Danilo Teixeira Galvão CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Geral de Itapevi - Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Itapevi, Brasil
  • Tassiana Rodrigues dos Santos Galvão CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Geral de Itapevi - Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Itapevi, Brasil
  • Dulcilane Saraiva da Silva CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Geral de Itapevi - Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Itapevi, Brasil
  • Rebecca Wagner Saad Quintela Pirotto CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Geral de Itapevi - Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Itapevi, Brasil
  • Fernanda Rabello CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Geral de Itapevi - Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Itapevi, Brasil

Palavras-chave:

higienização das mãos, campanha, comunicação em saúde, educação continuada

Resumo

INTRODUÇÃO:

A higienização das mãos é a medida mais simples e eficaz para reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). O "Big Fone" envolve o uso de um telefone que toca em momentos aleatórios, desafiando as pessoas a cumprirem uma tarefa ou responderem a uma pergunta relacionada a higienização das mãos.

OBJETIVO:

Descrever a realização de um “Big Fone” como metodologia educacional em uma campanha de higienização das mãos, realizada um hospital público da grande São Paulo.

MÉTODO:

Estudo descritivo, tipo relato de experiência do uso de um “Big fone” como metodologia de ensino numa campanha de higienização das mãos.  Para aplicação desta dinâmica é necessário apenas o uso de um telefone e de uma planilha excel. Foram definidas as perguntas que seriam realizadas, foi realizada a programação dos turnos de ligação pelo controle de infecção, com inclusão dos períodos noturnos. Para cada turno, foram realizadas três perguntas, sendo uma por dia em cada setor, foram realizadas até três tentativas de contato. Quem atendesse o telefone era selecionado para responder algumas das três perguntas e cada resposta correta somava uma pontuação final de até 5 pontos, caso houvesse empate ao final da dinâmica, seria realizada uma pergunta extra para desempate.

RESULTADOS:

A dinâmica ocorreu durante o período de uma semana, as ligações foram realizadas pelas enfermeiras do controle de infecção, ao total foram realizadas 156 ligações (em todos os turnos, incluindo finais de semana), obtivemos 141 contatos efetivos (uma adesão de 90% das chamadas atendidas), houve empate entre quatro unidades, com realização de uma pergunta extra para definição do vencedor. Durante a dinâmica também evidenciamos dúvidas dos colaboradores em relação a prática da higienização das mãos e os resultados foram divulgados e trabalhados com as equipes posteriormente.

CONCLUSÃO:

O uso do "Big Fone" como ferramenta de ensino foi bem recebido pelos profissionais de saúde, demonstrando que metodologias gamificadas podem ser eficazes na educação contínua. A simplicidade da implementação, utilizando apenas um telefone e uma planilha Excel, mostrou que não são necessários grandes recursos para criar uma dinâmica envolvente e educativa. Esta metodologia revelou-se inovadora e eficiente para promover a higienização das mãos entre os profissionais de saúde. O aumento do engajamento e a competição saudável contribuíram para a retenção do conhecimento e para a prática correta da higienização das mãos, essencial para a prevenção de infecções hospitalares.

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

Maia, A. P., Rabello, T., Teixeira Galvão, D., Rodrigues dos Santos Galvão, T., Saraiva da Silva, D., Wagner Saad Quintela Pirotto, R., & Rabello, F. (2024). CAMPANHA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: USO DO "BIG FONE" COMO ESTRATÉGIA GAMIFICADA: Comunicação e Marketing em Saúde. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/960

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