INTERVENÇÃO BASEADA NA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA EM GRUPO TERAPÊUTICO DE ADOLESCENTES ACOMPANHADOS NO CAPS INFANTO JUVENIL
Saúde Mental e Humanização
Palavras-chave:
terapia cognitivo comportamental, grupos terapêuticos, adolescência, equipe multiprofissional, Centro de Atenção Psicossocial InfantojuvenilResumo
Estudo pretende ser realizado na população que recebe cuidados no CAPS IJ M’Boi Mirim e que dentro de seu PTS (Projeto Terapêutico Singular) tem a demanda do grupo de habilidades realizado pelos pesquisadores, grupo este que recebe pacientes adolescentes e suas famílias (ou seus cuidadores) para intervenção através de dinâmica criada por metodologia própria, de forma adaptada a realidade brasileira, baseada na terapia comportamental dialética (DBT), utilizando manual americano já bem estabelecido na literatura e organizado por professores de psiquiatria, psicologia clinica e ciências do comportamento, membros da American Psychological Association (Jill H. Rathus e Alec L. Miller), que tem focado seu trabalho no treinamento de profissionais da saúde mental para práticas em DBT com adolescentes, focado no treino de habilidades. Este grupo veio com o intuito de trabalhar regulação emocional, efetividade interpessoal, tolerância ao mal estar, introduzir técnicas não medicamentosas de manejo agudo e crônico (como o mindfullness), promover dialogo saudável entre adolescente e seu cuidador, e por fim, poder fornecer psicoeducação adequada, objetiva e de qualidade, e desta forma, o estudo visa analisar a implantação e disseminação deste método inédito e adaptado ao território do Jardim Ângela (Zona Sul de São Paulo), fruto de uma visão ampliada da equipe multidisciplinar sob o seu território e do desejo de fornecer o melhor acolhimento/seguimento/acompanhamento a demandas tão prevalentes (como a automutilação e o comportamento suicida) e cada vez mais presentes neste serviço de saúde mental que acompanha infância e adolescência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.