O ASSISTENTE SOCIAL COMO GESTOR DE CASOS CRÔNICOS DE TRANSTORNO MENTAL

Saúde Mental e Humanização

Autores

  • Vinicius De Souza Campos Centro de Estudos e Pesquisa Dr. João Amorim (CEJAM), Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), São Paulo - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7909-338X

Palavras-chave:

casos crônicos, assistência social, transtorno mental

Resumo

Na área da saúde o trabalho do assistente social se consolida nas diversas tecnologias de cuidado voltadas para o atendimento à população usuária do serviço. Na atenção terciária durante a internação psiquiátrica de pessoas idosas, o modelo de gestão de casos de pacientes em condições crônicas de transtorno mental surge como campo fértil de atuação dos assistentes sociais tanto na assistência direta ao paciente, como na gestão do processo de cuidado. Deste modo, o trabalho do Serviço Social com este perfil de demanda se torna essencial. A pesquisa se propôe a demonstrar os processos de trabalho do Assistente Social como gestor de casos crônicos de transtorno mental, discutindo a intervenção no transcurso da desospitalização da pessoa idosa em internação psiquiátrica no hospital geral. Para responder aos objetivos propostos nesta pesquisa, partiu-se de um olhar empírico participante do trabalho realizado pelos assistentes sociais na psiquiatria do HMFMPR. utilizou-se como metodologia de análise um estudo bibliográfico do tipo exploratório e comparativo, dialogando com autores das ciências da saúde, com ênfase na saúde mental, das ciências humanas e sociais que conferenciam a temática em asserção. No desfecho da pesquisa a produção sustenta que a prática do assistente social como gestor de casos crônicos de transtornos psiquiátricos na população idosa consolida a intervenção social num contexto inovador de prestação de serviços de saúde, fortalecendo, ampliando, qualificando o trabalho multiprofissional e otimizando o tempo de internação, colaborando para a gestão de leitos, humanização do atendimento e consequentemente reduzindo a subutilização e custos do Sistema Único de saúde. O trabalho do Assistente Social no gerenciamento de casos crônicos tem produzido um projeto de cuidado personalizado que abarca as ações propostas pela equipe multiprofissional e com instrumentalidade própria de trabalho do assistente social como: a entrevista social com o paciente, familiar ou cuidador de referência, levantamento socioeconômico avaliação social com construção de relatórios e pareceres sociais, reuniões multidisciplinares e notificação de órgãos de defesa de diretos e proteção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius De Souza Campos, Centro de Estudos e Pesquisa Dr. João Amorim (CEJAM), Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), São Paulo - Brasil.

Assistente Social, Mestrando em Gestão de Cuidados da Saúde pela Must University - Florida USA. Possui Residência Multiprofissional em Atenção à Terapia Intensiva - UTI Adulto através do programa de Residência Multiprofissional da Secretaria Municipal da Saúde SMS/SP. É especialista em Saúde Mental e Psiquiatria; especialista em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família; especialista em Instrumentalidade do Serviço Social. Possui formação pedagógica em Letras/Português em nível de licenciatura. É Servidor Público Estadual atuando como Assistente Técnico de Assistência à Saúde na Área Técnica de Saúde Mental junto ao Gabinete do Secretário de Saúde do Estado. É assistente social Referência Técnica de atendimento em Saúde Mental e Psiquiatria do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim - CEJAM. É professor titular da Faculdade Paulista de Serviço Social FAPSS de São Caetano do Sul como docente nas pós-graduação nas áreas de Saúde Mental, Psiquiatria, Saúde Pública, Saúde Coletiva, Dependência Química, Políticas Públicas e Sociais e Serviço Social. Preceptor de Estágio e Pesquisador em Saúde Mental e Psiquiatria, Saúde Pública e Serviço Social.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

De Souza Campos, V. (2024). O ASSISTENTE SOCIAL COMO GESTOR DE CASOS CRÔNICOS DE TRANSTORNO MENTAL: Saúde Mental e Humanização. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/964

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)