A INTERCONSULTA COMO DISPOSITIVO DE INTERLOCUÇÃO EM ATENDIMENTO DE SERVIÇO SOCIAL EM HOSPITAL GERAL

Qualidade, Processos e Governança em Saúde

Autores

  • Vinicius De Souza Campos Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Municipal Dr Fernando Mauro Pires da Rocha, São Paulo - Brasil https://orcid.org/0000-0001-7881-5371
  • Adriana Dias Siqueira Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Municipal Dr Fernando Mauro Pires da Rocha, São Paulo - Brasil
  • Amonita de Souza Lopes Vilar Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Municipal Dr Fernando Mauro Pires da Rocha, São Paulo - Brasil
  • Raquel de Andrade Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Municipal Dr Fernando Mauro Pires da Rocha, São Paulo - Brasil
  • Rosangela Maria dos Santos Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Municipal Dr Fernando Mauro Pires da Rocha, São Paulo - Brasil
  • Tharles da Silva Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, Hospital Municipal Dr Fernando Mauro Pires da Rocha, São Paulo - Brasil

Palavras-chave:

Serviço Social, Interconsulta, Hospital Geral, processos

Resumo

INTRODUÇÃO: O Serviço Social possui uma aplicação fundamental do conceito de interdisciplinaridade na saúde no que diz respeito à interconsulta. Deste modo, este estudo está voltado à discussão do processo técnico-operativo na modalidade de interconsulta utilizado pelos assistentes sociais no Hospital Municipal Doutor Fernando Mauro Pires da Rocha. OBJETIVO: Analisar o perfil de interconsulta e a demanda de atendimento em serviço social no hospital geral, levando em consideração as seguintes categorias: gênero; faixa etária, unidade de internação e demandas apresentadas pelos pacientes. MÉTODO: Trata-se de pesquisa que se utilizou de estratégias metodológicas tanto de relato de experiência, quanto de metodologia de pesquisa quantitativa descritiva por recorte transversal. A coleta de dados foi realizada através da planilha de interconsulta de Serviço Social do hospital, entre os períodos de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2024, onde foram analisadas, quantificadas e estudadas as seguintes categorias: número de atendimento realizado, perfil etário, o gênero, a unidade de internação solicitante e o motivo da interconsulta. RESULTADOS: O estudo comprova que a interconsulta de fato se tornou um importante dispositivo de interlocução em atendimento de serviço social no hospital geral. No âmbito do Serviço Social, há uma escassez de estudos referenciando o tema, assim consideramos que as tecnologias leve-duras em Serviço Social ainda se encontrem em um estágio de implementação. A criação do sistema eletrônico de interconsulta otimizou o fluxo de demandas, direcionando-as de forma mais eficiente aos assistentes sociais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A interconsulta, enquanto um dispositivo de sistematização da prática do serviço social, fortalece o papel do Assistente Social em contexto hospitalar, promovendo uma avaliação técnica das demandas. Isso permite identificar áreas prioritárias e a desenvolver estratégias de intervenção eficazes.

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

De Souza Campos, V., Dias Siqueira, A., de Souza Lopes Vilar, A., de Andrade, R., dos Santos, R. M., & da Silva, T. (2024). A INTERCONSULTA COMO DISPOSITIVO DE INTERLOCUÇÃO EM ATENDIMENTO DE SERVIÇO SOCIAL EM HOSPITAL GERAL: Qualidade, Processos e Governança em Saúde. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/849