OFICINA SAÚDE DO IDOSO

Autores

  • Stenio Mesquita HEFR
  • Priscyla Fernanda Santana França

Palavras-chave:

Paciente, Idoso, Cuidadores, Saúde, População, Envelhecimento

Resumo

Com o crescimento da população idosa no país e no mundo, percebe-se o aumento na demanda social e principalmente, na área da saúde. O Estatuto do Idoso traz à pessoa idosa garantias, direitos e deveres, cabe ao Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. Neste contexto, em março de 2022 o Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho assinou o termo de compromisso com o Selo Hospital Amigo do Idoso. Uma das ações iniciais para obter essa certificação foi a realização de pesquisa estabelecida pelo programa, na qual deveria ser aplicada aos pacientes, cuidadores e profissionais do hospital. A pesquisa tinha como primeira pergunta aos pacientes: “São realizados cursos e capacitações para os idosos?”, as principais respostas foram: “não sei” ou “não” (87%).

Relatar o processo de criação das Oficinas de Saúde do Idoso e seus resultados quantitativos (total de eventos, número de pacientes e profissionais participantes) atingidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Mesquita, S., & Priscyla Fernanda Santana França. (2023). OFICINA SAÚDE DO IDOSO. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/12