ODONTO PARA TODOS

Atendimento Odontológico de Pessoas em Situação de Rua

Autores

  • Sahar Ganz Riman Clara; Kerolayne Bernardo da Silva Frois; Juliana Rodrigues Ortega; Greice Marques Fonseca Matias; Melissa Dias Santos AMA UBS Jardim Capela

Palavras-chave:

Humanização, Integralidade, Inclusão Social, Geração de renda, Saúde Mental.

Resumo

Introdução: A presença de indivíduos que fazem das ruas e vielas sua moradia é considerada uma realidade inconteste. A discriminação, o preconceito fazem com que estes indivíduos fiquem cada vez mais marginalizados e afastados dos centros de saúde. É uma missão da atenção básica o acolhimento e a humanização no atendimento do público vulnerável. A AMA/UBS Jardim Capela é considerada pioneira em levar assistência médica para o território considerando a vulnerabilidade de cada área como violência, dificuldade de acesso, público da terceira idade, com o projeto “UBS na Rua”, onde médicos, equipe de enfermagem e equipe de saúde bucal se deslocam para acessar estas áreas. A partir desta ideia, a equipe de saúde bucal identificou após estudo do território com agentes de saúde a presença de pessoas em situação de rua que apesar da grande necessidade, nunca procuraram atendimento odontológico por receio da discriminação e do preconceito. O projeto “Odonto para Todos” foi então elaborado e organizado para acolher este público-alvo em sua área de concentração.

Objetivo: Promoção de saúde bucal para pessoas em situação de rua do território.

Método: Após estudo do território, a Equipe de Saúde Bucal (ESB) com apoio da gerência da AMA/UBS Jardim Capela identificou pessoas em situação de rua que tinham como ponto de concentração o córrego na área da equipe 2, elaborando assim um projeto intitulado “Odonto para todos”. Este projeto foi realizado no território em área próxima à concentração, contando com instalação de equipo móvel odontológico para realização de procedimentos de baixa complexidade (profilaxia, tratamento restaurador atraumático, aplicação tópica de flúor) como também anamnese e extratificação de risco. O projeto contou com apoio da equipe de enfermagem para realização de testes rápidos (HIV, Hepatite e Sífilis) previamente aos atendimentos odontológicos. Resultados: Num período de 2 horas, 5 usuários foram atendidos, 100% dos testes rápidos realizados tiveram resultados negativos para HIV, Hepatite e sífilis, todos os procedimentos preventivos foram realizados, 100% tiveram classificação de risco E para doença cárie e 2 para doença periodontal. Todos os usuários atendidos foram agendados para seguimento do tratamento odontológico e realização de procedimentos complexos como exodontia.

Discussão: Apesar da grande resistência e dificuldade de comunicação com o público-alvo por apresentarem movimento pendular no território, conseguimos realizar promoção de saúde e acolhimento de um público vulnerável. O projeto consiste em considerar o indivíduo como todo resgatando sua dignidade, restaurando seu sorriso, criando vínculo com a unidade e quebrando a barreira da descriminação.

Conclusão: O território está repleto de desafios que podem ser contornados criando projetos contando com equipes multidisciplinares. O projeto “Odonto pra todos” trouxe para a população vulnerável acolhimento, promoção de saúde e quebra das barreiras da descriminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Sahar Ganz Riman Clara; Kerolayne Bernardo da Silva Frois; Juliana Rodrigues Ortega; Greice Marques Fonseca Matias; Melissa Dias Santos. (2023). ODONTO PARA TODOS: Atendimento Odontológico de Pessoas em Situação de Rua. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/123

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.