IMPLANTAÇÃO DE ESPAÇO DESJEJUM APÓS COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS UM CUIDADO HUMANIZADO E DIFERENCIADO
Resumo
Introdução: A coleta de amostras de sangue deve ser realizada preferencialmente com o paciente em jejum¹. Com a exigência do jejum na maioria das coletas de exames, os usuários do serviço precisam chegar cedo no Hospital Dia Campo Limpo – Jardim Pirajussara. Alguns vêm de transporte público, onde o percurso até o local torna-se mais longo. Com o projeto, pacientes têm acesso a lanches com sucos, com diferencial para pacientes diabéticos que são ofertados kit lanches diet, logo após a coleta da amostra de sangue. O que é importante também para a segurança do paciente prevenindo quaisquer intercorrências por jejum prolongado.
Objetivo: Prestar um melhor cuidado acolhedor, buscando uma constante melhoria do atendimento e serviços prestados, atingindo a satisfação dos nossos usuários.
Método: O espaço desjejum do Hospital Dia Campo Limpo foi implantado em início de março 2023 e a partir de 06/03/2023 os usuários passaram a receber kits lanches após a coleta de exames laboratoriais. O usuário do serviço chega até a unidade para realização de exames laboratoriais é recepcionado pelos orientadores de público, encaminhado a recepção para abertura de prontuário após realizar a política de identificação é encaminhado a recepção da sala de coleta de exames laboratoriais. O paciente é recepcionado na sala de coleta com cortesia e cordialidade e a cada etapa do processo é orientado de modo a transmitir confiança e segurança. Após a coleta do exame laboratorial o usuário recebe um kit lanche para consumo no espaço de desjejum da unidade.
Resultados: No período de 10 de abril 2023 à 14 de abril de 2023 foi realizada uma pesquisa via telefone com os usuários deste serviço que realizaram coleta de exames laboratoriais e receberam o desjejum após coleta para avaliar o grau de satisfação (ótimo, bom, ruim e péssimo). O resultado foi acima do esperado 98% dos pacientes acharam a ideia ótima, com frases tipo: “Uma unidade acolhedora”, “Empatia com o próximo”, “Não parece uma unidade pública e sim convênio médico”, 2% acharam bom e nenhum dos pacientes acharam a ideia ruim ou péssimo.
Discussão: Com a implantação do Projeto Humanização no Hospital Dia Campo Limpo – Jardim Pirajussara os integrantes da Comissão de Humanização, estão implantando novas iniciativas e fortalecendo as ações de humanização já existentes, valorizando o trabalho em saúde com a organização de espaços de trabalho saudáveis e acolhedores, além de incentivar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários como orienta a Política Nacional de Humanização – PNH existente desde 2003 no âmbito do SUS.
Conclusão: Concluímos que a incorporação dos projetos de humanização no campo da saúde visa proporcionar a ampliação de melhorias no ambiente de trabalho e a população a que se atende. Contagiar os trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.