EDUCAÇÃO PERMANENTE: ABORDAGEM TERAPÊUTICA E CONTENÇÃO NO CONTEXTO DA SAÚDE MENTAL APLICADO ÀS REDES DE SAÚDE.

Autores

  • PRISCYLA FRANÇA HOSPITAL ESTADUAL DR ALBANO DA FRANCA ROCHA SOBRINHO E CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE MENTAL
  • JULIANA BOCKOS CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE MENTAL FRANCO DA ROCHA

Resumo

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) representa um avanço na organização do Sistema Único de Saúde, nos seus resultados e na sua avaliação pela própria população, há o convencimento de que a busca do princípio constitucional da integralidade só tem chance de ser conquistada a partir das RAS nos diversos territórios, construindo regiões de saúde articuladas. Diante deste contexto, o tratamento da pessoa que possui algum tipo de transtorno mental é desenvolvido e aplicado em todas as esferas da rede de atenção à saúde, desde a primária até a terciária. Com isso, a Educação Permanente do CAISM expandiu as capacitações referentes à abordagem terapêutica e contenção para os profissionais da rede de atenção primária e secundária, visando a segurança e assistência integral ao paciente. Objetivo: Relatar a aplicação de capacitações àas redes de atenção primária e secundária à saúde no tratamento do portador de transtorno mental inserido no território. Método: Elaboração do material da capacitação com a temática sobre a abordagem terpêutica e contenção no contexto da saúde mental através de metodologia tradicional e dinâmica em grupo com aula expositiva. Resultados: A expansão de capacitações para equipes de saúde das redes de atenção à saúde primária e secundária dentro do território que está inserido o CAISM, potencializou-se a partir do referenciamento da porta do pronto socorro. Onde o aprimoramento dos profissionais de saúde que atendem as pessoas com transtornos mentais, seja na atenção primária ou secundária, viram-se despreparados quanto à abordagem e contenção no contexto do seu tratamento buscado no serviço. As capacitações iniciaram em 2021 e permanecem ativas, onde equipes de saúde dos municípios de Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato foram atendidas pela Educação Permanente . Discussão: A estratégia de fortalecer os profissionais de saúde que atuam nas redes de atenção primária e secundária através de capacitações faz com que, fortaleça a cultura de segurança na atenção psicossocial, possibilita espaços de reflexões sobre os processos de trabalho, promove atualizações e incentiva o uso de melhores práticas no cuidado da pessoa com transtorno mental. Conclusão: Em suma, a educação é vista como a construção e reconstrução permanente de significados de determinada realidade, conduz um redirecionamento do saber que traz à prática fundamentação e habilidade ao profissional. Além disso, a pessoa com transtorno mental é assistida de forma integral e adequada em toda a sua integralidade.

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Biografia do Autor

PRISCYLA FRANÇA, HOSPITAL ESTADUAL DR ALBANO DA FRANCA ROCHA SOBRINHO E CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE MENTAL

Enfermeira da Educação Permanente.

Especialista em enfermagem psquiátrica e saúde mental e dependência química.

 

 

JULIANA BOCKOS, CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE MENTAL FRANCO DA ROCHA

Coordenadora de Enfermagem 

 

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Publicado

2023-07-28

Como Citar

FRANÇA, P., & BOCKOS, J. (2023). EDUCAÇÃO PERMANENTE: ABORDAGEM TERAPÊUTICA E CONTENÇÃO NO CONTEXTO DA SAÚDE MENTAL APLICADO ÀS REDES DE SAÚDE. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 1. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/253