EDUCAÇÃO PERMANENTE: ABORDAGEM TERAPÊUTICA E CONTENÇÃO NO CONTEXTO DA SAÚDE MENTAL APLICADO ÀS REDES DE SAÚDE.
Resumo
As Redes de Atenção à Saúde (RAS) representa um avanço na organização do Sistema Único de Saúde, nos seus resultados e na sua avaliação pela própria população, há o convencimento de que a busca do princípio constitucional da integralidade só tem chance de ser conquistada a partir das RAS nos diversos territórios, construindo regiões de saúde articuladas. Diante deste contexto, o tratamento da pessoa que possui algum tipo de transtorno mental é desenvolvido e aplicado em todas as esferas da rede de atenção à saúde, desde a primária até a terciária. Com isso, a Educação Permanente do CAISM expandiu as capacitações referentes à abordagem terapêutica e contenção para os profissionais da rede de atenção primária e secundária, visando a segurança e assistência integral ao paciente. Objetivo: Relatar a aplicação de capacitações àas redes de atenção primária e secundária à saúde no tratamento do portador de transtorno mental inserido no território. Método: Elaboração do material da capacitação com a temática sobre a abordagem terpêutica e contenção no contexto da saúde mental através de metodologia tradicional e dinâmica em grupo com aula expositiva. Resultados: A expansão de capacitações para equipes de saúde das redes de atenção à saúde primária e secundária dentro do território que está inserido o CAISM, potencializou-se a partir do referenciamento da porta do pronto socorro. Onde o aprimoramento dos profissionais de saúde que atendem as pessoas com transtornos mentais, seja na atenção primária ou secundária, viram-se despreparados quanto à abordagem e contenção no contexto do seu tratamento buscado no serviço. As capacitações iniciaram em 2021 e permanecem ativas, onde equipes de saúde dos municípios de Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato foram atendidas pela Educação Permanente . Discussão: A estratégia de fortalecer os profissionais de saúde que atuam nas redes de atenção primária e secundária através de capacitações faz com que, fortaleça a cultura de segurança na atenção psicossocial, possibilita espaços de reflexões sobre os processos de trabalho, promove atualizações e incentiva o uso de melhores práticas no cuidado da pessoa com transtorno mental. Conclusão: Em suma, a educação é vista como a construção e reconstrução permanente de significados de determinada realidade, conduz um redirecionamento do saber que traz à prática fundamentação e habilidade ao profissional. Além disso, a pessoa com transtorno mental é assistida de forma integral e adequada em toda a sua integralidade.
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