APOIO PSICOLÓGICO E SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Introdução
A pandemia de COVID-19 trouxe muitos desafios, principalmente o medo. Em 2020 a doença ainda era pouco conhecida e espalhou-se rapidamente ao redor de todo o mundo, com alto nível de letalidade, exigindo distanciamento social, apresentando grande impacto nos equipamentos de saúde e muitas incertezas. Em meio a toda essa turbulência, os profissionais da saúde estavam sendo muito requisitados em todos os serviços e houve grande mobilização por parte das equipes de saúde mental da rede para o acolhimento e escuta dos profissionais da atenção básica e hospitalar.
Método
Entre os meses de abril a junho de 2020 e abril e maio de 2021, foram realizados atendimentos em grupo, individual, auriculoterapia e práticas meditativas em duas unidades básicas de saúde para profissionais do setor administrativo, limpeza, enfermagem e agentes comunitários de saúde. Os temas abordados relacionaram-se a: ansiedade; dificuldade para realizar o trabalho devido ao distanciamento social; dificuldade para fazer a educação em saúde à população atendida; assuntos relacionados à organização, dinâmica e relacionamento no trabalho.
Resultados
Embora tenha sido um trabalho pontual e sem uma sistematização dos dados para a obtenção de resultados, entre o primeiro e o último atendimento foram observados relatos de: redução do nível de ansiedade; maior bem-estar e clareza na resolução de problemas do dia a dia; busca por melhor qualidade de vida por meio da alimentação, atividade física e apoio psicológico externo.
Conclusão
Os relatos obtidos durante os atendimentos, demonstram a importância dos profissionais da saúde mental, especialmente da psicologia, no apoio aos trabalhadores/as da saúde. Esta experiência apoia a necessidade de implementação de políticas públicas de práticas de saúde/apoio psicológico voltadas aos trabalhadores/as da saúde em geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.