PROMOÇÃO DA HUMANIZAÇÃO E OS DESAFIOS DO CUIDADO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE, FRENTE AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Autores

  • Aparecida Fernandes Prefeitura de Carapicuíba
  • Audrei Ravena Borges

Palavras-chave:

saúde mental, trabalho em saúde, EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Resumo

O conceito de humanização das ações e práticas de atenção à saúde está em discussão no mundo há muitas décadas, mas nos últimos anos, vem ganhando destaque na literatura científica e em pesquisas voltadas as ciências da saúde. Durante os séculos XIX e XX, ocorreram muitos avanços tecnológicos que passaram a ser aplicados na área da saúde, em todos os níveis de atenção, desde a prevenção, controle de morbidades e comorbidades, que está relacionada ao avanço das doenças, no tratamento dentro dos hospitais, ou na reabilitação (GOULART; CHIARI, 2010).

 No Brasil, desde a década de setenta, tem-se notícias de diversos questionamentos, discussões e reflexões sobre o papel da saúde e, por consequência, do acesso aos serviços de atenção à saúde e aos direitos do paciente. A partir da promulgação da Constituição de 1988, a saúde passou a ser reconhecida como um bem ao qual todo cidadão tem direito, havendo determinação de que os serviços de saúde devem promover o acesso à informação sobre a saúde e potencial de atendimento e resolutividade, bem como preservar a autonomia das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Fernandes, A., & Ravena Borges, A. (2023). PROMOÇÃO DA HUMANIZAÇÃO E OS DESAFIOS DO CUIDADO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE, FRENTE AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 1. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/351