ESCUTA QUALIFICADA COMO FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE PROTAGONISMO DO PACIENTE

Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente

Autores

  • Rebeca Farias de Oliveira cejam
  • Rosana Marquetti
  • Caio Vinícius Souza Costa

Resumo

A Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde apresenta fundamentos básicos que
norteiam as praticas de cuidado, apresenta a escuta qualificada como pilar no reconhecimento do
usuário como sujeito ativo e protagonista das ações em saúde. Os atendimentos realizados no AMA
Especialidades Capão Redondo são norteados com este conceito para maior efetivação e eficiência no
acesso ao cuidado do paciente. Tendo como pressuposto, que a escuta e dialogo são inerentes aos
seres humanos, entendemos que a escuta se difere de ouvir, pois, quando se há escuta, é permitido
ao sujeito se atribuir de qualidades, afetos e sentidos, promovendo a construção de vinculação e
confiança, permitindo ao sujeito a produção de sua diversidade.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Farias de Oliveira, R., Marquetti , R., & Souza Costa, C. V. (2023). ESCUTA QUALIFICADA COMO FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE PROTAGONISMO DO PACIENTE: Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/363