IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA RASTREABILIDADE DE MEDICAÇÕES REALIZADAS NO AMA ESPECIALIDADES CAPÃO REDONDO

Meta 3 – Segurança no uso de Medicamentos

Autores

  • Caio Vinicius Souza Costa AMA ESPECIALIDADES CAPÃO REDONDO
  • Emerson Silva Freiras Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim - CEJAM

Resumo

Entendemos como uma meta fundamental no processo de segurança do paciente, uma forma para garantir esse processo foi a implantação e acompanhamento através de indicador próprio da comissão de gerenciamento de risco que mapeia todas as medicações realizadas em nosso serviço de saúde.

Foi utilizado uma métrica para estipular uma meta de eventos adversos relacionados a erros de medicação utilizando nossa base histórica de eventos, foi elaborado uma planilha online (Google drive), sendo essa alimentada a cada medicação realizada, e posteriormente um profissional da enfermagem da comissão de gerenciamento de risco audita cada uma dessas sinalizando possíveis inconsistências, gerando assim um indicador mensal.

Entendemos ser possível a realização mais abrangente de todas as medicações realizadas em nossa unidade, em virtude da característica de nosso serviço, porém  isso só reforça a necessidade de evidenciar e manter a qualidade de tal processo.  Até a presente data estamos conseguindo manter nosso indicador com zero erros de medicação, um fator importante no processo se mostra o processo de dupla checagem e a revisão dos processos de diluição e administração existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Souza Costa, C. V., & Silva Freiras, E. (2023). IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA RASTREABILIDADE DE MEDICAÇÕES REALIZADAS NO AMA ESPECIALIDADES CAPÃO REDONDO: Meta 3 – Segurança no uso de Medicamentos. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/484