PERCEPÇÃO DE CUIDADORA DE CRIANÇA COM SÍNDROME GENÉTICA XYY FRENTE À INTERVENÇÃO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE - RELATO DE CASO
Resumo
Introdução: A estimulação precoce (EP) é uma prática centrada na família que visa fornecer conhecimento e acolhimento aos cuidadores de crianças nos primeiros anos de vida, visando a aquisição de habilidades e favorecimento do desenvolvimento neuropsicomotor1-3. A Síndrome XYY é caracterizada pela aneuploidia dos cromossomos sexuais com incidência de 1 a cada 1000 indivíduos4 acarretando atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (ADNPM). Objetivo: Relatar a percepção da cuidadora de uma criança com síndrome genética XYY acerca da sua experiência em um Grupo de Estimulação Precoce. Método: Trata-se de relato de caso de abordagem quali-quantitativa, aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa em seres humanos (CAAE 36907720.6.0000.5436). Participou do estudo uma mãe de uma criança com ADNPM, que frequentou um programa de estimulação precoce (EP). A intervenção ocorreu em grupo com equipe interdisciplinar (fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e fisioterapeuta), uma vez por semana durante três meses, totalizando doze encontros, no Centro de Medicina de Reabilitação Lucy Montoro Santos. O protocolo de intervenção baseava-se em estimulação de habilidades sensoriais (visual, auditiva, vestibular e gustativa), de linguagem, posicionamento e trocas posturais, formas de brincar e de interação da díade (mãe-bebê). A coleta de dados foi realizada através de dois questionários semiestruturados, totalizando 10 perguntas quantitativas e 7 qualitativas, aplicados em dois momentos: antes e no encerramento da EP. As perguntas selecionadas relacionavam-se com a satisfação em relação à intervenção da EP. As entrevistas foram gravadas para captar expressões, dúvidas e opiniões da participante. Os dados foram tabulados em planilha Excel e descritos qualitativamente. Resultados: A participante era mãe da criança, com síndrome genética XYY e idade de1 ano e 3 meses. Tanto na entrevista inicial e final referiu sentir-se capacitada para realizar os cuidados da criança. Afirmou ter adquirido novos conhecimentos acerca dos cuidados da criança durante a EP: “foi bastante construtivo, aprendi aos poucos coisas que não sabia” Respondeu que o programa correspondeu totalmente às suas expectativas “[...] pessoal (equipe de saúde) é prestativo, qualquer dúvida que tinha eles estavam dispostos (a sanar)” e que indicaria o programa para outras famílias “indicaria pelo carinho, pela atenção [...] quando você vem você se sente bem, se sente em casa, se sente à vontade de conversar, expor e falar alguma coisa ou outra, eu indicaria sim". Discussão: A EP visa aproveitar o período crítico do desenvolvimento para estimular os domínios influentes na maturação dos sistemas da criança, favorecendo seu crescimento e minimizando eventuais agravos. Portanto, quanto mais cedo iniciada a intervenção, maiores serão os resultados2,5. Este relato de caso demonstrou como o programa de EP beneficiou uma cuidadora em frente sua capacidade nos cuidados da criança e sua satisfação perante as intervenções recebidas favorecendo diferentes aspectos do desenvolvimento. O interesse e participação do cuidador beneficiam o desenvolvimento na infância, bem como melhora qualidade de vida da criança e de seus familiares3,6. Conclusão: O relato de caso pode evidenciar uma experiência satisfatória da intervenção por estimulação precoce na promoção de saúde e prevenção de agravos frente aos cuidados de uma criança com Síndrome XYY.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.