GRUPO DE CUIDADORES: UMA EXPERIÊNCIA VOLTADA PARA O ACOLHIMENTO DE QUEM CUIDA
Resumo
Introdução:
O Centro de Medicina e Reabilitação Lucy Montoro Santos (CMRLM) recebe pessoas com grandes incapacidades físicas e que na sua maioria acarretam altas demandas para seus cuidadores (formais ou informais). Uma forma de acolhimento dessas demandas se fez necessária, a fim de contemplar esses cuidadores. O objetivo do estudo foi relatar a experiência de um grupo de cuidadores para troca de experiências nas variadas condições de saúde, de pessoas atendidas no CMRLMS
Método:
Relato de experiência do funcionamento do grupo de cuidadores com frequência semanal, duração de 50 minutos. Cada encontro era dividido em 3 etapas: abordagem de tema de psico educação guiado pela psicóloga responsável (um tema por encontro: mudança de rotina, alterações comportamentais/ emocionais e ansiedade/ depressão) (Figura 1); estimulação da troca de experiência e acolhimento das demandas pontuais; aplicação da pesquisa de satisfação (Figura 2), por meio de 5 perguntas que solicitavam o feedback da dinâmica do grupo. A participação era voluntaria e acontecia paralelo ao horário de atendimento.
Figura 1
Figura 2
Resultados:
Trinta e sete cuidadores responderam à pesquisa de satisfação (Tabela 1), num total de 12 encontros e a maioria referiu estar satisfeitos com a dinâmica atual do grupo e identificaram o grupo como uma forma de apoio e acolhimento.
Tabela 1
Perguntas
(1)
Sem importância/
Discordo totalmente
(2)
Pouco importante/
Discordo
(3)
Indeciso
(4)
Importante/
Concordo
(5)
Muito importante/
Concordo plenamente
Importância do tema
2,7%
--
--
16,2%
81,1%
Tempo de duração adequado
2,7%
10,8%
2,7%
27%
56,8%
Sente-se acolhido
5,4%
--
2,7%
16,2%
75,7%
Conclusão:
O grupo de cuidador proporcionou um momento de acolhimento e suporte emocional às demandas de cada participante, perante as complexas mudanças advindas do processo de cuidar. Esse acompanhamento se faz necessário a fim de auxiliá-los nessa função, proporcionando êxito do tratamento de reabilitação da pessoa atendida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.