GRUPO DE CUIDADORES: UMA EXPERIÊNCIA VOLTADA PARA O ACOLHIMENTO DE QUEM CUIDA

Autores

  • Elaine Cristina da Silva Lucy Montoro Santos
  • Larissa Malhado de Abreu Novaes Centro de Medicina e Reabilitação Lucy Montoro Santos
  • Alicia Curado da Silva Centro de Medicina e Reabilitação Lucy Montoro Santos
  • Bruna Curioni Centro de Medicina e Reabilitação Lucy Montoro Santos
  • Camila Carneiro de Souza Centro de Medicina e Reabilitação Lucy Montoro Santos
  • Celso Vilella Matos Centro de Medicina e Reabilitação Lucy Montoro Santos

Resumo

Introdução:

O Centro de Medicina e Reabilitação Lucy Montoro Santos (CMRLM) recebe pessoas com grandes incapacidades físicas e que na sua maioria acarretam altas demandas para seus cuidadores (formais ou informais). Uma forma de acolhimento dessas demandas se fez necessária, a fim de contemplar esses cuidadores. O objetivo do estudo foi relatar a experiência de um grupo de cuidadores para troca de experiências nas variadas condições de saúde, de pessoas atendidas no CMRLMS

Método:

Relato de experiência do funcionamento do grupo de cuidadores com frequência semanal, duração de 50 minutos. Cada encontro era dividido em 3 etapas: abordagem de tema de psico educação guiado pela psicóloga responsável (um tema por encontro: mudança de rotina, alterações comportamentais/ emocionais e ansiedade/ depressão) (Figura 1); estimulação da troca de experiência e acolhimento das demandas pontuais; aplicação da pesquisa de satisfação (Figura 2), por meio de 5 perguntas que solicitavam o feedback da dinâmica do grupo. A participação era voluntaria e acontecia paralelo ao horário de atendimento.

Figura 1

mceclip1.png

Figura 2

mceclip2.png

Resultados:

Trinta e sete cuidadores responderam à pesquisa de satisfação (Tabela 1), num total de 12 encontros e a maioria referiu estar satisfeitos com a dinâmica atual do grupo e identificaram o grupo como uma forma de apoio e acolhimento.

Tabela 1

Perguntas

(1)

Sem importância/

Discordo totalmente

(2)

Pouco importante/

Discordo

(3)

Indeciso

(4)

Importante/

Concordo

(5)

Muito importante/

Concordo plenamente

Importância do tema

2,7%

--

--

16,2%

81,1%

Tempo de duração adequado

2,7%

10,8%

2,7%

27%

56,8%

Sente-se acolhido

5,4%

--

2,7%

16,2%

75,7%

Conclusão:

O grupo de cuidador proporcionou um momento de acolhimento e suporte emocional às demandas de cada participante, perante as complexas mudanças advindas do processo de cuidar. Esse acompanhamento se faz necessário a fim de auxiliá-los nessa função, proporcionando êxito do tratamento de reabilitação da pessoa atendida.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

da Silva, E. C., Malhado de Abreu Novaes, L., Curado da Silva, A., Curioni, B., Carneiro de Souza, C., & Vilella Matos, C. (2023). GRUPO DE CUIDADORES: UMA EXPERIÊNCIA VOLTADA PARA O ACOLHIMENTO DE QUEM CUIDA. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 1. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/292