ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO EFETIVA

Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente

Autores

  • Elizabeth Vieira da Silva
  • Natasha Dinelli de Araújo Bonfim
  • Leticia Cunha da Silva
  • Celso Vilella Matos
  • Elaine Cristina da Silva Lucy Montoro Santos

Resumo

Introdução

O Centro de Medicina e Reabilitação Lucy Montoro Santos (CMRLMS) é uma instituição com foco em reabilitação de pessoas com deficiência física de diversas condições de saúde. O Serviço Social e Enfermagem são responsáveis pelo acolhimento no período que antecede o início do processo de  reabilitação. Este é utilizado como uma ferramenta que estabelece uma comunicação efetiva entre a equipe e o usuário. O objetivo do estudo foi mensurar o impacto prévio das orientações do acolhimento, no processo terapêutico.

Metodo

Relato de experiência com vinte e três participantes do acolhimento realizado no mês de agosto de 2023 sobre a efetividade das orientações fornecidas durante o atendimento. O atendimento teve duração de uma hora, por meio de aula expositiva com o Serviço de Enfermagem e Social (Figura 1). Ao termino foi aplicado um questionário com cinco perguntas em menção as orientações transmitidas: regulamento e normas institucionais, qualidade do serviço prestado, ambiente de atendimento e importância dos cuidados de saúde para seguimento da reabilitação.

Resultados

A maioria dos participantes referiu sentir-se empoderado para iniciar o processo de reabilitação e seguro diante ao conhecimento adquirido quanto a qualidade de serviço prestado, ambiente de atendimento e importância dos cuidados de saúde para seguimento da reabilitação (Tabela 1 e 2)

Tabela 1

Perguntas

1

2

3

4

5

Discordo totalmente

Discordo

Indeciso

Concordo

Concordo plenamente

Após o acolhimento você se sente (sentiu) empoderado para iniciar o tratamento

--

--

--

18%

82%

Tabela 2

Perguntas

1

2

3

4

5

Discordo totalmente

Discordo

Indeciso

Concordo

Concordo plenamente

Após o acolhimento você se sente (sentiu) seguro e com conhecimento em relação às :

Normas institucionais

--

--

--

13%

87%

Qualidade do serviço prestado

--

--

--

4%

96%

Ambiente de atendimento

--

--

--

9%

91%

Importância dos cuidados de saúde para seguimento da reabilitação

--

--

--

9%

91%

Conclusão

O atendimento de acolhimento proporcionou uma comunicação efetiva entre equipe e participantes, impactando positivamente na segurança do usuário para o início do seu processo terapêutico.

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

Vieira da Silva, E., Dinelli de Araújo Bonfim, N., Cunha da Silva, L., Vilella Matos, C., & da Silva, E. C. (2023). ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO EFETIVA: Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/438