ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO EFETIVA
Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente
Resumo
Introdução
O Centro de Medicina e Reabilitação Lucy Montoro Santos (CMRLMS) é uma instituição com foco em reabilitação de pessoas com deficiência física de diversas condições de saúde. O Serviço Social e Enfermagem são responsáveis pelo acolhimento no período que antecede o início do processo de reabilitação. Este é utilizado como uma ferramenta que estabelece uma comunicação efetiva entre a equipe e o usuário. O objetivo do estudo foi mensurar o impacto prévio das orientações do acolhimento, no processo terapêutico.
Metodo
Relato de experiência com vinte e três participantes do acolhimento realizado no mês de agosto de 2023 sobre a efetividade das orientações fornecidas durante o atendimento. O atendimento teve duração de uma hora, por meio de aula expositiva com o Serviço de Enfermagem e Social (Figura 1). Ao termino foi aplicado um questionário com cinco perguntas em menção as orientações transmitidas: regulamento e normas institucionais, qualidade do serviço prestado, ambiente de atendimento e importância dos cuidados de saúde para seguimento da reabilitação.
Resultados
A maioria dos participantes referiu sentir-se empoderado para iniciar o processo de reabilitação e seguro diante ao conhecimento adquirido quanto a qualidade de serviço prestado, ambiente de atendimento e importância dos cuidados de saúde para seguimento da reabilitação (Tabela 1 e 2)
Tabela 1
Perguntas
1
2
3
4
5
Discordo totalmente
Discordo
Indeciso
Concordo
Concordo plenamente
Após o acolhimento você se sente (sentiu) empoderado para iniciar o tratamento
--
--
--
18%
82%
Tabela 2
Perguntas
1
2
3
4
5
Discordo totalmente
Discordo
Indeciso
Concordo
Concordo plenamente
Após o acolhimento você se sente (sentiu) seguro e com conhecimento em relação às :
Normas institucionais
--
--
--
13%
87%
Qualidade do serviço prestado
--
--
--
4%
96%
Ambiente de atendimento
--
--
--
9%
91%
Importância dos cuidados de saúde para seguimento da reabilitação
--
--
--
9%
91%
Conclusão
O atendimento de acolhimento proporcionou uma comunicação efetiva entre equipe e participantes, impactando positivamente na segurança do usuário para o início do seu processo terapêutico.
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