AVALIAÇÃO DE RISCO DE QUEDA: OTIMIZAR A IDENTIFICAÇÃO E PREVENIR DANOS

Meta 6 – Prevenção de danos decorrentes de Quedas e Prevenção de Lesões de Pele

Autores

  • Marcos Mazzini Bressan CEJAM / Ama 24h Capão Redondo
  • Renata De Carvalho Lana
  • Erli Pereira de Aquino
  • Marcela Maria Alves Dos Santos
  • Patricia Aparecida de Souza
  • Dayana Bonfim Pimenta
  • Rosemeire Nolli
  • Thais Oliveira Moreira

Palavras-chave:

classificação de risco, risco de quedas, meta 6, segurança do paciente, carimbo, humanização

Resumo

A queda é um evento indesejável que pode causar sérios danos à saúde física como fraturas, luxações, perfurações, hemorragias, e podem ser causa de agravamento do quadro de saúde inicial e comprometimento importante para a qualidade de vida, podendo inclusive evoluir para óbito dependendo do tipo de queda, e também pode desencadear problemas emocionais como medo, angústia, estresse e depressão, além do receio de nova queda que pode comprometer as atividades diárias do paciente. O risco de queda é uma preocupação que exige ações efetivas dos profissionais da saúde para prevenir e evitar que esses eventos ocorram, além de exigir amplo conhecimento teórico e técnico e rápidas tomadas de decisões de toda a equipe multiprofissional acerca de como intervir de forma adequada em caso de queda.

A ação utilizando os carimbos de identificação e sinalização beira leito foi um sucesso desde as primeiras discussões sobre o tema, até sua implementação na unidade. Os colaboradores estão devidamente orientados e os pacientes e acompanhantes demonstram compreender a importância da ação, e, associada às demais formas de identificação de risco de queda como a pulseira e a identificação correta no leito, bem como ações já preconizadas para prevenir, como cuidados com o ambiente da unidade sempre limpo e organizado, esperamos reduzir ainda mais a incidência desses eventos na unidade.

Salientamos ainda a importância da implementação de práticas semelhantes ou idênticas em outras unidades, pois a prevenção e a comunicação são fatores determinantes para uma assistência de qualidade, resolutiva, livre de danos e humanizada, onde o paciente seja visto de forma holística e assistido em sua integralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Mazzini Bressan, M., De Carvalho Lana, R., Pereira de Aquino, E., Maria Alves Dos Santos, M., Aparecida de Souza, P., Bonfim Pimenta, D., Nolli, R., & Oliveira Moreira, T. (2023). AVALIAÇÃO DE RISCO DE QUEDA: OTIMIZAR A IDENTIFICAÇÃO E PREVENIR DANOS: Meta 6 – Prevenção de danos decorrentes de Quedas e Prevenção de Lesões de Pele. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/453