A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE AO USUÁRIO SURDO

A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A MELHORA DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE

Autores

  • Marcos Mazzini Bressan CEJAM / Ama 24h Capão Redondo

Palavras-chave:

Inclusão., Pessoa surda, Assistência em saúde, Comunicação, Tecnologia.

Resumo

A utilização do aplicativo que disponibiliza o intérprete de libras proporciona uma comunicação efetiva e fidedigna entre o profissional da saúde e o paciente surdo. Ele intermedia a comunicação, permitindo melhor interação entre o usuário e o profissional que está prestando assistência na unidade, bem como permite a coleta de informações, diagnóstico e tratamento adequados, e consequentemente livre de erros de interpretação. O estudo permitiu concluir que os profissionais da unidade se sentiram mais seguros durante o atendimento, uma vez que as informações repassadas pelo intérprete possibilitam a compreensão da queixa do paciente de forma absoluta, sem margem para interpretações errôneas ou deduções. Outro
ponto foi que os profissionais manifestaram o desejo de aperfeiçoar seus conhecimentos acerca da linguagem de sinais, por perceberem na prática, o quanto ela é importante para os usuários surdos. Quanto aos pacientes, foi extremamente satisfatório perceber sua felicidade ao ter acesso a um intérprete de libras acessível para que possam se tornar mais dependentes quando
precisarem de assistência em saúde, e de se sentirem acolhidos e incluídos, vistos em sua integralidade, e poder se comunicar de forma adequada é muito importante para esses usuários. Dito isto, concluo que a utilização desta ferramenta de comunicação deve ser amplamente divulgada aos profissionais da saúde, aos pacientes da comunidade surda, e para a comunidade de um modo geral, dada a sua importância social, já que a inclusão dos pacientes surdos é uma reivindicação antiga e absolutamente necessária. É um direito do paciente e dever dos profissionais da enfermagem e médicos terem conhecimento e oferecer esta possibilidade as usuários surdos. Além da garantia de um atendimento humanizado, livre de erros e inclusivo, a utilização do aplicativo proporciona ao paciente a garantia de que será atendido de forma adequada, será compreendido em suas queixas e receberá o atendimento correto de acordo com sua necessidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Mazzini Bressan, M. (2023). A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE AO USUÁRIO SURDO : A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A MELHORA DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/109

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)