CONTENÇÃO GENTIL NA UNIDADE NEONATAL

Meta 4 – Cirurgia Segura ou Procedimentos Seguros

Autores

  • Vilma Coura Panacho Cejam
  • Francisca das Chadas Mendes de Moraes
  • Nicole Carvalho de Oliveira
  • Victoria Florentino da Silva

Resumo

INTRODUÇÃO

Os recém-nascidos internados em unidades Neonatais estão expostos a inúmeros eventos devido estímulos externos e adaptação no meio extra uterino. Quando visualizamos um recém nascido ativo, existem riscos de interrupção da terapêutica devido agitação, o que demanda de significativa atenção e cuidado de profissionais envolvidos no tratamento clínico e humanizado. 

OBJETIVO

Relatar as ações de contenção gentil do recém nascido na unidade neonatal de uma maternidade Municipal de São Paulo

MÉTODO

Relato de experiência exitosa na posturação adequada  do recém nascido,  através da contenção gentil, proporcionando conforto e favorecendo a diminuição do estresse. 

RESULTADOS

Para assegurar o cuidado eficaz e humanizado, priorizamos nos atentar aos sinais de dor, irritabilidade, agitação  e desorganização do RN no leito, facilitando a perda acidental dos dispositivos. 

O profissional de enfermagem responsável pela assistência prestada ao recém nascido foi designado como o guardião para avaliação e supervisão do conforto do RN. Foi utilizada a escala de dor – NIPS,  visualização da integridade dos dispositivos. Com a  contenção gentil,  através do uso de fralda ou lençol, favorecendo o posicionado adequado; o RN é mantido aninhado no leito com o propósito de minimizar perdas acidentais de dispositivos, promovendo a segurança do paciente. Já que nessa população a fragilidade e dificuldade de inserção, manutenção de dispositivos é alta e com grande probabilidade de evento adverso.

No início da implantação, observou-se resistência da equipe de saúde,  devido a mudança da rotina, necessitando de adaptação e orientações. Fortalecendo a importância de preservar o posicionamento adequado, sem a restrição de movimentos, a contenção gentil se mostrou eficaz como suporte para o atendimento. Consequentemente, observamos ao decorrer da implantação  maior sensibilização e envolvimento da equipe multiprofissional.

CONCLUSÃO

O uso da estratégia de contenção gentil proporcionou maior conforto para o paciente e segurança para equipe multiprofissional na manutenção de dispositivos, minimizando momentos oportunos de perdas acidentais e promovendo uma prática segura e humanizada na unidade neonatal. Reduziu-se, portanto, efetivamente, os eventos adversos numa população extremamente frágil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Coura Panacho, V., Mendes de Moraes, F. das C., Oliveira, N. C. de, & Silva, V. F. da. (2023). CONTENÇÃO GENTIL NA UNIDADE NEONATAL: Meta 4 – Cirurgia Segura ou Procedimentos Seguros. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/486