O USO DO SBAR COMO INSTRUMENTO PARA A COMUNICAÇÃO EFETIVA

Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente

Autores

  • Vilma Coura Panacho Cejam

Resumo

INTRODUÇÃO

O cuidado seguro ao paciente é fonte de atenção contínua nas diversas organizações de saúde. Desta forma a implementação de uma comunicação efetiva com a organização das informações transmitidas entre as equipes de enfermagem, torna-se uma ferramenta imprescindível, uma vez que eventos relacionados ao processo de assistência aos pacientes e situações de risco podem ser minimizados. 

OBJETIVO

Garantir que a equipe se comunique de maneira concisa e focada, reduzindo a probabilidade de erros. 

MÉTODO

Relato de experiência exitosa da implantação do instrumento SBAR (Situação, breve histórico, avaliação e recomendação). 

RESULTADOS

A unidade neonatal possui profissionais especializados e capacitados na assistência prestada ao recém nascido de baixa a alta complexidade. O SBAR é o instrumento padronizado para garantir a continuidade da assistência de forma segura, no qual  apresenta informações objetivas: número do leito; nome da mãe; data de nascimento e data da internação; hipótese diagnóstica; peso de nascimento e peso atual; idade gestacional; dispositivos; dieta; triagem neonatal; pendências; procedimentos realizados e orientações, além de dados complementares. Com a implementação do instrumento observamos que tornou-se possível o maior planejamento na gestão assistencial, e engajamento do processo de trabalho,  fatores   determinantes na qualidade e segurança do paciente. 

CONCLUSÃO

Com o uso do SBAR a cultura de segurança do paciente foi fortalecida entre as equipes de saúde, proporcionando orientações para minimizar erros e omissões de informações durante a troca de plantões, transferências e substituição de colaboradores,   subsidiando a segurança na transição do cuidado,  contemplando os registros das informações de maneira efetiva e clara, sem  prejuízos aos  neonatos e seus familiares. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Coura Panacho, V. (2023). O USO DO SBAR COMO INSTRUMENTO PARA A COMUNICAÇÃO EFETIVA : Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/487

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)