A EFETIVIDADE DA COMUNICAÇÃO NOS REGISTROS EM PRONTUÁRIO

Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente

Autores

  • Claudia Regina Monteiro Gimenez cejam
  • Suzi Mary Simões

Resumo

Introdução: A segurança do paciente é um tema relevante que tem sido evidenciado no cenário nacional e mundial. Atrelada à preocupação referente à qualidade dos registros multiprofissionais, a segurança do paciente é de suma importância para a redução de riscos e danos, tanto para os pacientes quanto para os profissionais e serviços de saúde.

Objetivo:Demonstrar a efetividade da comunicação efetiva nos registros em prontuários realizados pela equipe multiprofissional, garantindo melhor comunicação entre os profissionais, evidenciando a qualidade na assistência ao paciente em prontuário.

Método: Trata-se de uma experiência exitosa vivenciada no Centro Especializado em Reabilitação IV M’Boi Mirim, compreendendo a efetividade da comunicação através dos registros em prontuário, garantindo a qualidade e segurança na assistência ao paciente.

Resultado e Conclusão: Em busca de garantir a efetividade da comunicação entre os profissionais, com foco na melhoria da assistência centrada no paciente e família, foi implantado nos registros em prontuário a avaliação de alguns itens aliados às ações de qualidade e segurança do paciente. Os elementos inclusos foram: identificação de riscos e barreiras apresentadas pelo paciente e família que possam impactar na evolução da reabilitação, expectativa do paciente e família quanto ao processo de reabilitação, objetivos terapêuticos traçados pelos profissionais, sendo acompanhado bimestralmente pela Comissão de Revisão de Prontuários (CRP).

A comunicação através dos registros em prontuário quanto aos elementos aliados às ações de qualidade e segurança do paciente demonstram a efetividade da comunicação da equipe multiprofissional, evidenciando o alcance de 96% das expectativas do paciente e família, respondendo às necessidades, preferências e valores da pessoa assistida, com a garantia de que tais valores norteiem todas as decisões clínicas e fortalecem o processo de reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Monteiro Gimenez, C. R., & Simões, S. M. (2023). A EFETIVIDADE DA COMUNICAÇÃO NOS REGISTROS EM PRONTUÁRIO: Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/539