ENGAJAMENTO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: POTENCIALIZANDO O SUS COM O KAHOOT!

Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde

Autores

  • Eweron Souza Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Vila Calu, São Paulo, Brasil
  • Andressa Valério Rocha Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Parque do Engenho II, São Paulo, Brasil.

Palavras-chave:

kahoot, economia, engajamento, educação em saúde

Resumo

Nos últimos anos, a gamificação através de aplicativos, como o Kahoot por exemplo, tem emergido como uma poderosa ferramenta para engajar pessoas em diversas áreas, incluindo a saúde bucal. A utilização de plataformas e aplicativos dedicados mostra-se particularmente promissora, não apenas para incentivar o engajamento, mas também para aumentar a literacia em saúde. Este método inovador é visto como viável e aplicável no contexto da atenção primária em saúde. Avaliar o engajamento do público-alvo da Unidade Básica de Saúde Vila Calu, em São Paulo - SP, por meio de atividades gamificadas utilizando o aplicativo Kahoot!, foi o objetivo deste estudo. Além disso, investigou-se o impacto dessas atividades na literacia em saúde e na aquisição de conhecimentos sobre cuidados de saúde oral através de um quiz interativo.  Inicialmente, foi realizada uma revisão abrangente da literatura científica sobre saúde bucal. Em seguida, foram selecionadas ferramentas e plataformas adequadas ao objetivo proposto, como Google Forms e Kahoot!. Posteriormente, desenvolveram-se atividades gamificadas que abordaram aspectos relevantes da saúde bucal. Após o planejamento, essas atividades foram implementadas. Os dados obtidos foram analisados tanto quantitativa quanto qualitativamente, permitindo a identificação de diferentes aspectos relacionados à aplicação de estratégias de gamificação na área da saúde. No âmbito metodológico, optou-se por realizar um piloto para desenvolver diretrizes para futuras aplicações do projeto em maior escala, baseadas nos resultados e nas práticas mais eficazes observadas.  A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especialmente com o uso da plataforma Kahoot! emerge como um importante catalisador de melhorias nos processos de trabalho, na qualificação da gestão e na prestação de serviços de saúde. Essa abordagem não apenas eleva a qualidade e o acesso aos cuidados oferecidos à população, mas também se mostra resiliente em períodos de distanciamento social, como ocorreu no período da pandemia da COVID-19. Além disso, práticas de intervenção que integram educação em saúde com o uso de tecnologias promovem engajamento e motivação, sendo fundamentais tanto para o aspecto educativo quanto para conscientização e aquisição de conhecimentos que favorecem o autocuidado em saúde. Essa realidade é igualmente relevante ao trabalhar com adolescentes e jovens, utilizando uma abordagem construtivista e heutagógica, que estimula não apenas a aprendizagem autodirigida, mas também o desenvolvimento de habilidades para o autocuidado em saúde.  A utilização do Kahoot! não só estimula o foco e a atenção dos jogadores, mas também melhora significativamente o processo de aprendizagem. Essa estratégia digital representa uma oportunidade valiosa para a promoção da saúde na atenção primária, especialmente ao engajar o público em comportamentos seguros e aumentar a literacia em saúde bucal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Souza, E., & Valério Rocha, A. (2024). ENGAJAMENTO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: POTENCIALIZANDO O SUS COM O KAHOOT! Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/577

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.