AVALIAÇÃO DA COBERTURA E AMOSTRAS DE COLPOCITÓLOGIA ONCÓTICA DAS UNIDADES DE SAÚDE

Saúde Reprodutiva, Parto, Puerpério e Nascimento

Autores

  • Selma Marques Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), Coordenação Técnica Administrativa São Paulo, São Paulo, Brasil"
  • Patricia Aparecida do Vale Moraes Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), Coordenação Técnica Administrativa São Paulo, São Paulo, Brasil"

Palavras-chave:

Colpocitologia oncotica, representatividade epitélios, saúde reprodutiva, saúde da mulher

Resumo

Introdução: O Papanicolau detecta alterações nas células do colo uterino que podem indicar precursores do câncer,assim, conhecer a cobertura e qualidade dos exames realizados e resultados, poderá direcionar ações para oportunizar o rastreio adequado e a prevenção de câncer de colo de útero e necessidade de capacitação/reciclagem de profissionais.Objetivo: Apresentar dados epidemiológicos sobre rastreamento de câncer do colo de útero. Método: analisar relat´orios com dados de coletas de Papanicolaou, nas unidades básicas de saúde, no 1º trimestre de 2024. Resultados: Temos alcançado a cobertura preconizada pelo município. Em relação a porcentagem de amostras rejeitadas e insatisfatórias o resultado também atende ao esperado. Na análise da representatividade dos epitélios, 60% das amostras tinham dois ou mais epitélios. Conclusão: As coletas têm atendido a maioria dos critérios de qualidade. Os resultados apontam ações para melhora do indicador derepresentatividade do epitélios das amostras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Marques, S., & Aparecida do Vale Moraes, P. (2024). AVALIAÇÃO DA COBERTURA E AMOSTRAS DE COLPOCITÓLOGIA ONCÓTICA DAS UNIDADES DE SAÚDE: Saúde Reprodutiva, Parto, Puerpério e Nascimento. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/606

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)