TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL II M’ BOI MIRIM.
A clínica amplia da saúde mental competência e atribuições para o serviço social
Palavras-chave:
Assistente Social, Arte, TrabalhoResumo
O Serviço Social fundamenta-se na perspectiva da totalidade social e tem na questão social a base do suas práxis na clínica ampliada do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSIJ), vislumbra-se a contribuir para que a Reforma Psiquiátrica alcance seu projeto ético-político, para tal, através do/a profissional assistente social e suas competências e atribuições que visam enfatizar as determinações sociais e culturais. A partir do método da educação popular que foi utilizado para realização das Oficinas de Fanzine que é uma publicação não profissional e não oficial. Para tanto, é necessário distinguirmos a práxis direcionada nas ações artísticas realizadas nas Oficinas de Fanzines de uma mera atividade passiva, segundo Vázquez (2011) “toda práxis é atividade, mas nem toda atividade é práxis” (p. 221). Utilizando–se do método freiriano para valorizar os saberes prévios das crianças, adolescentes e familiares e suas realidades culturais na construção de novos saberes, estimulando assim, o diálogo, a participação, possibilitando uma leitura crítica da realidade social, política, econômica e cultural. Portanto, a intermediação da arte como práxis nos possibilita o reconhecimento das contradições e paradoxos da vida cotidiana capitalista que gera adoecimentos e sofrimentos mentais. O objetivo da pesquisa visa destacar o trabalho do Assistente Social na clínica ampliada da saúde mental no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil II M’ Boi Mirim, discutindo a utilização de técnicas e manifestações artística-culturais como mediação para os atendimentos a crianças, adolescências e familiares, na construção de novos saberes a partir de marcadores sociais como a Luta Antimanicomial; a Luta Antirracista; a Luta Antilgbt+fobia; a Luta Anticapacitista; a Luta Antiproibicionista e a Luta Anticapitalista. A partir da utilização do método de Educação Popular Freiriano que visa valorizar os saberes prévios, foram realizadas Oficinas de Fanzine - que é uma publicação não profissional e não oficial, para (crianças, adolescentes e familiares). O método freiriano de educação popular estimula o diálogo e a participação, possibilitando assim, uma leitura crítica da realidade social, política, econômica e cultural, afastando-se de visões funcionalistas e pragmáticas que reforçam práticas conservadoras. O resultado esperado na Oficina de Fanzine é subjetivo e alcança os sujeitos que participam da construção da revista zine (criança, adolescente e familiar) de forma diferente, o assistente social contribui para que possam apropriar-se da arte na perspectiva da práxis, buscando na reflexão crítica, a superação de desigualdades que se expressam por meio das determinações econômicas, políticas e culturais. Concluímos que a utilização de técnicas e manifestações artística-culturais como mediação para os atendimentos a crianças, adolescências e familiares nas Oficinas de Fanzine, possibilitaram a construção de diálogos e novos saberes que visam a ampliação e consolidação da cidadania, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos da classe trabalhadora.
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