PREVENÇÃO AO BULLYING E A VIOLÊNCIA AUTOPROVOCADA: RELATO DE INTERVENÇÃO COM ADOLESCENTES EM ESCOLA
Palavras-chave:
Prevenção ao bullying e a violência autoprovocadaResumo
Este artigo consiste em um relato de experiência sobre um projeto conduzido pela Equipe Multiprofissional da Unidade Básica de Saúde Horizonte Azul junto a estudantes do ensino fundamental, abordando temas como bullying, violência autoprovocada, comunicação não violenta e cultura de paz. A promoção à saúde focaliza na prevenção de perdas e danos, podendo ser abordada, também, em ambiente escolar. O projeto foi desenvolvido em uma Escola Municipal, em resposta a uma solicitação da escola para atender a um grupo de alunos envolvidos em práticas de violência autoprovocada. Além de atender a esses alunos, a equipe atuou na prevenção ao bullying e a violência autoprovocada na promoção de saúde mental com todos os alunos do sétimo ao nono ano. Isto posto, o projeto foi dividido em quatro etapas, sendo elas: Oficina de Sentimentos/Emoções; Oficina de Fanzine, cujos temas foram cultura de paz e comunicação não violenta; Oficina de Valorização da Vida e, por fim, foi realizado o treinamento de Mindfulness com os educadores, com objetivo de ofertar ferramenta para prática diária com os alunos. Foi observado nas oficinas que os temas apresentados repercutiram positivamente devido à participação e amplo debate entre os alunos, permitindo a identificação de outros alunos que também necessitavam de escuta qualificada. O objetivo foi a promoção de saúde com ênfase no autoconhecimento com ofertas de ferramentas para o autocuidado e valorização da vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.