A ARTE E O LÚDICO NA INSERÇÃO DA CRIANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR

Autores

  • NATALIA FERREIRA HOSPITAL ESTADUAL DE FRANCISCO MORATO
  • CLEIDE HOSPITAL ESTADUAL DE FRANCISCO MORATO

Palavras-chave:

equipe multiprofissional

Resumo

O presente trabalho surgiu a partir da observação de um aumento significativo de familiares que solicitavam a equipe liberação da visita de criança ao ente querido internado em UTI para possíveis despedidas. A partir dessa demanda foi criado um plano de ação com a criação de fluxograma, termo de consentimento assinado pelo responsável a criança e inserção do recurso lúdico no processo do cuidado. Esta estratégia trata-se de uma intervenção planejada pelo psicólogo, voltada para a avaliação, preparação, acompanhamento e encerramento da visita da criança ao paciente internado, contendo um conjunto de medidas de humanização que engloba o cuidado com os pacientes e seus familiares, proteção da criança conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e relações entre a equipe de saúde. A partir da apresentação de uma maquete de leito de UTI, com o objetivo de familiarizar a criança no espaço físico e ambiente hospitalar em um setor de alta complexidade utilizando do recurso lúdico como facilitador na expressão dos sentimentos e esclarecimentos de dúvidas, visando seus efeitos terapêuticos e fortalecimento do laço afetivo.

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Biografia do Autor

CLEIDE, HOSPITAL ESTADUAL DE FRANCISCO MORATO

O presente trabalho surgiu a partir da observação de um aumento significativo de familiares que solicitavam a equipe liberação da visita de criança ao ente querido internado em UTI para possíveis despedidas. A partir dessa demanda foi criado um plano de ação com a criação de fluxograma, termo de consentimento assinado pelo responsável a criança e inserção do recurso lúdico no processo do cuidado. Esta estratégia trata-se de uma intervenção planejada pelo psicólogo, voltada para a avaliação, preparação, acompanhamento e encerramento da visita da criança ao paciente internado, contendo um conjunto de medidas de humanização que engloba o cuidado com os pacientes e seus familiares, proteção da criança conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e relações entre a equipe de saúde. A partir da apresentação de uma maquete de leito de UTI, com o objetivo de familiarizar a criança no espaço físico e ambiente hospitalar em um setor de alta complexidade utilizando do recurso lúdico como facilitador na expressão dos sentimentos e esclarecimentos de dúvidas, visando seus efeitos terapêuticos e fortalecimento do laço afetivo.

Publicado

2023-05-02

Como Citar

FERREIRA, N., & SILVA, C. (2023). A ARTE E O LÚDICO NA INSERÇÃO DA CRIANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/33

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